O que é Comércio Internacional?
Muito além do que simplesmente ampliar suas vendas e expandir a sua rede de consumidores globalmente, entrar no comércio internacional vai permitir a sua empresa entrar em contato com novos fornecedores e clientes, desenvolvendo novas formas de fazer negócio.
No longo prazo, trata-se de uma experiência que poderá ser determinante para a melhoria de processos e produtos da sua marca, ajudando a destacar a sua empresa nos mercados tanto nacional, quanto internacional.
Mas não se iluda: é um processo
Por isso, o sucesso da sua empresa no comércio internacional será diretamente proporcional aos esforços em planejamento e preparação prévios.
A seguir você confere mais sobre o que é o comércio internacional, como se lançar nesse mercado, quais os riscos e vantagens dessa decisão, além de algumas dicas para te ajudar nesse processo.
Vamos lá?
O que é comércio internacional?
Por comércio internacional entende-se a compra e venda de produtos e serviços entre empresas e clientes situados em diferentes países. A exportação e importação são os principais representantes do comércio internacional.
Com o advento da globalização e de práticas com o outsourcing, o comércio internacional tem conquistado um número cada vez maior de empresas ao redor do mundo e já responde por uma importante parcela do PIB de diversos países.
É importante não confundir o conceito de comércio internacional e o de comércio exterior. Enquanto o primeiro se refere às práticas comerciais conduzidas pelas empresas, o segundo abarca a normas, leis e regras que regem esse comércio internacional em cada país implicado nesse comércio.
Como entrar no mercado internacional?
Definir um plano de ação é o primeiro passo para garantir que a sua empresa estará preparada para encarar os desafios do comércio internacional, e isso quem afirma é o próprio SEBRAE.
Para isso, estude o perfil do mercado em que a sua empresa deseja ingressar, analisando os dados dos potenciais consumidores e concorrentes locais. Será igualmente necessário se inteirar sobre a legislação do país e sobre as barreiras tarifárias, que possam afetar o produto ou serviço oferecido pela sua marca.
- Perfil da empresa;
- Concorrentes;
- Barreiras Tarifárias;
- Legislação do país de destino;
- Planejamento.
Outro desafio que a sua equipe deve ter em mente no momento do planejamento é a busca por fornecedores locais, que atendam aos requisitos da sua marca e que possam facilitar a sua atuação no mercado alvo.
Por fim, antes de começar a operar de fato no comércio internacional, será preciso ainda lidar com a burocracia brasileira. Qualquer empresa que deseje operar com importação e / ou importação deve obter o registro no RADAR (Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros) junto à Receita Federal.
Planejamento
A inserção no comércio internacional demanda muito planejamento. Não só logístico, mas também financeiro, contábil e fiscal.
Planejamento logístico: entender mais sobre seu produto, peso, embalagem de transporte, quantidade que cabe dentro de um container, padrão de custo, opções logísticas, pedido mínimo entre vários outros pontos.
Planejamento contábil e fiscal: buscar a melhor configuração da empresa em termos de regime tributário, localização da matriz importadora e exportadora, benefícios fiscais, drawback entre outras ações.
Planejamento financeiro: financiamentos, fluxo de caixa, diluição de custos fixos e mínimos, custos extras.
Estudo dos concorrentes
A análise de concorrência reúne muito mais do que informações dos seus concorrentes. Ela é uma fonte de oportunidades que farão com que você conquiste mais market share.
Para começar a análise de concorrentes e mercados externos na Importação, a pesquisa deve buscar responder as seguintes perguntas:
- Quais são os produtos importados pelos meus concorrentes?
- Quanto importam?
- Qual a porcentagem do aumento da margem de lucro conquistada por eles?
- Quais são os pontos fortes e pontos fracos da minha empresa em relação aos meus concorrentes?
- Quais são as oportunidades comerciais que surgirão para o meu negócio quando o meu projeto de importação for executado?
Exportação: critérios para seleção de mercados
A escolha do mercado externo pode ser guiado pelos pontos abaixo.
- Mercados para os quais seus concorrentes já exportam: verifique o histórico de exportação dos concorrentes e escolha aqueles mercados que apresentam maior taxa de crescimento ou o maior percentual de participação nas exportações brasileiras;
- Maiores mercados compradores do mundo do produto específico: com base na classificação fiscal de seu produto, é possível fazer um levantamento detalhado dos maiores mercados importadores do mundo. Adicionalmente é possível identificar quais são os outros países que exportam para esses mercados e quais são os preços praticados;
- Países com os quais o Brasil possui acordos comerciais: apesar do Brasil não possuir muitos acordos comerciais, o fato de termos a opção de exportação com a utilização de certificado de origem, pode gerar um ganho para o importador que terá redução do imposto de importação para produtos brasileiros. A redução do imposto de importação em muitos casos chega a 100% (preferência tarifária);
- Países que contam com ações comerciais do governo brasileiro: através da Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e Secom (Setor de Promoção Comercial), o governo brasileiro oferece apoio aos exportadores brasileiros. São oferecidas informações estratégicas de cada mercado com indicação de potenciais importadores, além do apoio na negociação comercial e participação de feiras e eventos internacionais;
- Banco de dados privados: pesquisa em banco de dados privados que trazem o histórico das operações comerciais com terceiros países. Destaque para a identificação dos importadores atuais com detalhamento do volume importado, preços praticados entre outras informações.
Importação: critérios para seleção de fornecedores
Abaixo listamos alguns critérios para seleção e desenvolvimento de fornecedores na importação.
- Mercados dos quais os concorrentes já importam: verifique o histórico de importação dos concorrentes e escolha aqueles mercados que apresentam maior taxa de crescimento ou o maior percentual de participação nas importações brasileiras;
- Maiores mercados fornecedores: com base na classificação fiscal de seu produto, é possível fazer um levantamento detalhado dos maiores mercados fornecedores do mundo;
- Países com os quais o país possui acordo comercial: apesar do Brasil não possuir muitos acordos comerciais, o fato de termos a opção de importação com a utilização de certificado de origem, pode gerar uma redução considerável do imposto de importação e por consequência do IPI e ICMS;
- Países que os governos estrangeiros oferecem ações de promoção comercial de exportação: países como Taiwan e Tailândia possuem uma estrutura no Brasil para promover seus exportadores. Esses escritórios comerciais dos governos estrangeiros funcionam como um facilitador na identificação e negociação de potenciais fornecedores;
- Banco de dados privados: pesquisa em banco de dados privados que trazem o histórico das operações comerciais com terceiros países. Destaque para a identificação dos fornecedores atuais com detalhamento do volume exportado, preços praticados entre outras informações.
Há várias outras formas para desenvolver clientes e fornecedores no exterior. Independentemente do meio escolhido, o importante é que o processo seja feito com toda segurança para que as transações comerciais posteriores transcorram de forma tranquila.
Conselho do especialista: o mercado sempre está falando. A questão é: você está ouvindo? Independentemente por onde vai começar a importar ou exportar, apenas dê o primeiro passe. Comece a respirar comércio internacional e esteja preparado para as oportunidades grandiosas que estão por vir.
Questione, aja e conquiste.
Quer saber mais sobre importação e exportação ou de que forma podemos te ajudar? Entre em contato conosco.
Você quer começar a importar?
Clique no botão abaixo e preencha os seus dados que os nossos especialistas te darão um consultoria de importação gratuita.
Receba nossa Newsletter
Envie os seus dados e receba conteúdos sobre importação e exportação.