A importação é uma atividade bem dinâmica e um dos assuntos que tem levantado a atenção dos tomadores de decisão é a importação dos produtos parcialmente ou completamente desmontados.
Nesse tipo de operação há que se levar em consideração vários pontos, principalmente com relação à tributação, logística e custos de montagem do produto no Brasil.
Esse tipo de operação também é normalmente utilizada em Operações Intercompany, onde há uma maior dinâmica logística e um melhor controle da qualidade dos produtos.
Nesse post você encontrará:
CKD, do inglês Completely Knock-Down ou Complete Knock-Down é um kit das partes completamente não montadas de um produto. É também um método de fornecimento de peças para um mercado, particularmente no transporte para nações estrangeiras, e serve como uma forma de contagem ou determinação de preços.
SKD, do inglês Semi Knock-Down, é uma versão do CKD, onde várias partes são pré-montadas em sub-conjuntos pelo centro de produção, anteriormente ao envio à montadora de destino, exigindo ainda menos investimentos nesta.
CBU, do inglês Completely Built-Up refere-se a produtos que são montados em um país estrangeiro e são posteriormente importados para o mercado local como um produto completo e operável
No SKD, o processo de produção é mais simples e menos sofisticado do que no CKD, envolvendo menores investimentos e baixa produção.
Fonte: https://pt.slideshare.net/SardimR/ckd-e-skd
Os kits visam o ganho de escala das empresas, uma vez que são produzidos maior número de peças neste mesmo centro de produção; obtenção de benefícios fiscais, principalmente na importação, uma vez que os produtos são montados no país de destino, gerando empregos, ao contrário dos produtos importados já montados; menores custos na montadora de destino, já que são necessários pequenos investimentos para desenvolvimento de fornecedores locais.
As empresas receptoras de CKD tem escala menor do que as das empresas de origem. Normalmente são feitas com poucos investimentos em robótica, e com utilização de maior número de operadores. Geralmente são aplicadas em países em desenvolvimento, onde a mão-de-obra é mais barata e acessível.
O Brasil, é um centro de exportação de CKD para diversos países em desenvolvimento.
Fonte: wikipedia
A importação em sistema CKD (completamente desmontado) ou como SKD (parcialmente desmontado) é permitida no Brasil. Entretanto há que seguir algumas regras básicas para não haja problemas com o desembaraço aduaneiro.
O ponto de maior importância em uma importação em CKD ou SKD é a classificação fiscal. Caso o produto principal mantenha sua configuração inicial mesmo vindo desmontado, a classificação fiscal do produto deverá ser mantida.
Isto ocorre, pois de forma geral quanto maior for o valor agregado do produto (produto final), maior será a tributação. Para exemplificar, citamos a importação de câmaras de segurança em forma de componentes, partes e produto final.
Notar que a média do imposto de importação dos componentes é de 0% a 2%, enquanto que partes é de 12,60%. Por fim, o produto final apresenta uma alíquota de 20%. O mesmo acontece com o IPI.
A importação em CKD ou SKD em muitas situações também é utilizada para se obter ganhos logísticos, buscando uma melhor utilização do espaço do container.
Por fim cabe ressaltar que qualquer produto poderá ser importador em forma de CKD ou SKD.
As melhorias na logística dos processos busca a redução de custos na cadeia produtiva e contribui para o melhoramento contínuo em toda a cadeia de abastecimento. Esse, assim como outros aspectos logísticos que envolvem os processos de produção até a chegada do produto ao consumidor final, tem sido observado não apenas pelas empresas, mas também pelos consumidores, os quais, atualmente, buscam conhecer mais sobre os produtos que adquirem.
Como parte de uma estratégia global de produção, as operações em CKD visa alcançar diferentes consumidores em diversos países para atender à demanda, que também difere entre os países para a indústria automobilística, redução de custos operativos deixou de ser apenas uma preocupação para tornar-se o ponto crucial de sua sobrevivência frente aos novos parâmetros impostos pela globalização financeira e produtiva.
Especificamente na operação de compra e venda internacional, ou seja, importação e exportação, a operação oferece as seguintes vantagens:
Por fim, é importante destacar que nas operações de CKD e SKD se faz necessária a utilização de embalagens especialmente projetadas, destacando corretamente o peso bruto na documentação de importação (peso da mercadoria mais embalagem de transporte).
Fonte: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9EJEDF/1/monografia_jacqueline_ribeiro.pdf
Nesse tipo de importação, o operado logístico tem papel fundamental para o bom desempenho da operação. A devida atenção deve ser dada aos seguintes pontos:
Caso algum dos itens seja perdido, avariado ou de alguma forma prejudicado durante a logística da origem ao destino, poderá atrapalhar toda a operações de montagem no destino. Nesse sentido, toda peça ou volume (contendo várias peças) é essencial.
Na hipótese de o carregamento do container ocorrer o porto de origem, deverá haver uma atenção redobrada, pois em muitas ocasiões essa operação acaba saindo do controle do operador logístico.
A operação CKD e SKD é extremamente estratégica e de certa forma elaborada, demandando algumas ações específicas para o bom fluxo logístico e documental da operação.
Adicionalmente, vale lembrar que na importação brasileira, tão importante quanto ter os produtos em boa ordem, é ter informações e documentos sem discrepância. Nesse sentido, destacamos pontos de atenção nesse tipo de operação.
Esperamos que matéria possa ter ajudado um pouco mais sobre o entendimento desse tipo de operação.
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