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Brasil e o empreendedorismo

Empreender com a importação

O Brasil configura como um dia maiores países empreendedores do mundo. Isso se deve ao fato de o povo ter sonhos e necessidades que muitas vezes não são atendidas por empregos remunerados. Por esse motivo, muitos saem dos seus empregos para empreender e uma das opções é empreender com a importação.

Para entendermos a grandiosidade do empreendedorismo no Brasil, abaixo trazemos algumas estatísticas.

De acordo com o Sebrae, o Brasil tem um grande desempenho quando se trata de empreender, segundo a GEM (Global Entrepreneurship Monitor), em 2019, a taxa do empreendedorismo era de 38,7 milhões, a segunda maior taxa desde 2002, quando atingiu 53,4 milhões de brasileiros atuando em seus próprios negócios.

Além disso, vale ressaltar que, nos últimos anos, empresas com mais de 3,5 anos cresceram consideravelmente em território nacional. Sendo uma pesquisa realizada pelo Sebrae sobre as taxas de empreendedorismo em 2021 foram as seguintes:

Tempo da Empresa

2020

2021

até 3 meses

10,20%

10,20%

3 meses – 3,5 anos

23,40%

21,00%

até 3,5 anos

13,40%

11,00%

+ de 3,5 anos

8,70%

9,90%

Assim, podemos analisar que mais empreendedores conseguiram se estabelecer no mercado, a partir de mais de três anos e meio de empresa. Portanto, se analisarmos a fundo, podemos identificar que estão conseguindo, de fato, solucionar problemas e lidar com as dificuldades apresentadas, empreendendo corretamente.

O número de novas empresas continua o mesmo, o que é algo positivo, visto que muitos ainda têm essa vontade. Entre esses dados coletados, 46% dos brasileiros têm interesse em abrir o seu próprio negócio, assim, a chance do empreendedorismo aumentar nos próximos anos é alta.

 
 

 

 

Por que importamos

Por que importamos?

Nenhum país do mundo é autossuficiente em todos os produtos e serviços que necessita. Por esse motivo, muitas vezes é necessário buscar esses produtos e serviços fora do Brasil. E isso é importação, e uma oportunidade para empreender com a importação.

E mesmo que o Brasil produza determinado produto ou ofereça um serviço específico, pode ser que os atributos e vantagens não sejam adequados para o consumidor nacional.

Nesse caso, tanto empresa física quanto pessoa jurídica olham para fora do Brasil como uma fonte de fornecimento.

 
 

 

 

A importação e seus benefícios

A importação e seus benefícios 

A importação é o ato de trazer de fora do Brasil, produtos e serviços. Mas quais são os maiores benefícios que levam tanto pessoas físicas quanto jurídicas a empreender com a importação?

Podemos destacar como maiores benefícios da importação:

  • Acesso a uma gama maior de produtos;
  • Diluição de riscos com não disponibilidade do produto ou serviço no mercado interno;
  • Busca no tecnologias não existentes no Brasil;
  • Diminuição do custo com mão-de-obra;
  • Diminuição com problemas trabalhistas;
  • Redução de custo;
  • Desenvolvimento de parcerias de referência mundial;
  • Acesso direto a fabricantes;
  • Maior flexibilidade nas negociações comerciais;
  • Possibilidade de embarque de diversos tipos de produtos.

Esses são alguns dos benefícios. Além disso, o importador passa a ter acesso a ferramentas exclusivas como:

  • Financiamento e importação;
  • Regimes aduaneiros especiais que permitem a importação e liberação parcial de lotes sem o pagamento integral de impostos;
  • Aumento do poder de barganha com bancos pela contratação de novos serviços como contrato de câmbio;
  • Melhoria de práticas internas da empresa, pois a importação exige um padrão mais alto de planejamento e controle.

 

 
 

 

 

O que NÃO é importação

O que NÃO é importação 

A importação é o ato de trazer produtos e serviços de fora para o Brasil e com raras exceções sem o pagamento de importação. Então, o que NÃO é importação?

Importação NÃO é:

  • Trazer produtos como pessoa física em quantidade para revenda;
  • Trazer produtos na mala em viagens comerciais;
  • Atravessar o Paraguai com produtos no carro;
  • Trazer mudanças, sendo que são produtos para revenda.

Nós do Grupo IB não incentivamos essas práticas e acreditamos que se todo importador pagar os devidos impostos, a médio e longo prazos, é possível que as alíquotas de impostos possam baixar.

É possível ter um projeto de importação viável, fazendo a coisa da forma correta.

A importação como empreendimento 

O mercado brasileiro é enorme, mesmo com suas limitações de renda. Ainda consumimos pouco perto de outros países com o mesmo grau de desenvolvimento, o que indica um grande campo para se empreender com a importação.

Dito isso, a importação passa a ser um par perfeito para novos projetos, principalmente para a venda de produtos.

 

 
 

 

 

O hiato da importação

O hiato da importação 

Muitos projetos de importação nascem de pequenas compras que com o tempo vão tomando corpo e passam a demandar novas formas de trazer os produtos para o Brasil.

Entretanto, há um hiato muito grande entre pequenas importações e operações mais estruturadas. Quando do início de um projeto de importação, muitas vezes os meios utilizados são:

  • Embarque via correios sem pagamento de impostos;
  • Embarque via empresa Courier sem pagamento de impostos;
  • Embarque via empresa Courier com pagamento de impostos, mas sem desembaraço aduaneiro.

Mas, com o aumento da quantidade importada, há uma virada na operação em termos de custos, procedimentos necessários e estruturação da empresa.

Enquanto para pequenas quantidades, a empresa (ou pessoa jurídica) basicamente não precisa de nenhum tipo de formalização, para maiores quantidades, o mesmo não se aplica.

A busca necessária de redução do custo do frete internacional para maiores quantidades, acaba trazendo outras obrigações como (apesar que nem sempre será aplicável para todas as situações):

  • Necessidade de solicitação de Radar;
  • Pagamento de impostos de acordo com a classificação fiscal (NCM) dos produtos;
  • Liberação via despachante aduaneiro;
  • Custos com armazenagem e taxas do frete internacional;
  • Necessidade de contratação de frete rodoviário de apoio na origem e no destino;
  • Necessidade de trabalhar na descrição do produto para fins de desembaraço aduaneiro.

Enfim, é um processo totalmente novo e diferente, o que acaba por muitas vezes desestimulando a empreender com a importação.

 
 

 

 

Importação de pessoa física

Importação de pessoa física 

Como regra, pessoa física pode importar no Brasil mercadorias e serviços para uso próprio até o valor de US$ 3 mil por operação. Entretanto, não pode ter uma frequência alta de compras, o que pode configurar revenda.

O que de fato acontece, é que as pessoas distorcem o conceito da importação de pessoa física, diminuindo o valor real do item importado para fugir da tributação ou trazendo quantidade superior ao uso pessoal.

Importação de fábrica

As fábricas nacionais são, na sua grande maioria, dependentes de produtos vindos de fora do país. Eles podem importar, desde máquinas e equipamentos, até matéria-prima e bens intermediários para a linha de produção, produtos acabados, produtos de reposição e uso próprio.

A maior parte das importações brasileiras se enquadram nesta modalidade.

Importação e venda no varejo e no atacado

O atacado e varejo também tem a disposição a importação de produtos importados. Muitas dessas operações são feitas por grandes redes, utilizando Tradings Companies que eventualmente contam com benefícios fiscais do ICMS.

Importação de distribuidor ou representante comercial no Brasil

Outra modalidade bem utilizada é a importação por meio de distribuidor e representante comercial no Brasil. São empresas que representam empresas estrangeiras e que funcionam como facilitadores comerciais.

A importação e o E-Commerce

A importação e o E-Commerce estão diretamente ligados. Muitos dos produtos vendidos online são fabricados fora do país. A grande questão é o investimento necessário para a manutenção de estoques no Brasil.

Mas não há dúvida que o futuro dos grandes e médios E-Commerces no Brasil é a importação direta ou ao menos a parceria com empresas que façam a gestão de suas operações de importação.

 
 

 

 

Armadilhas da importação

Armadilhas da importação 

A importação é um ótimo negócio, mas apresenta armadilhas que podem fazer seu negócio já nascer com prazo de validade para morrer.

Ao longo desses anos que temos vivido no comércio internacional, podemos dizer que as principais armadilhas de uma importação são:

  • Falta de planejamento;
  • Falta de visualização de todos os custos da importação;
  • Desconhecimento total das normas de importação;
  • Importar baseado somente no valor do fornecedor, ignorando aspectos como qualidade e nível de serviço;
  • Pagar por serviço de terceiro e não por conhecimento;
  • Não investir em um profissional de comércio exterior;
  • Aceitar a burocracia;
  • Não fazer as perguntas certas;
  • Não envolver a diretoria no processo.

Nós brasileiros não temos uma cultura importadora. Estamos ainda engatinhando no comércio internacional e isso faz que cada vez mais fiquemos para trás nesse mercado globalizado e a empreender com a importação.

Não podemos ser mais seduzidos por “negócios da China”. Não podemos achar que a viabilidade de importação está no fato de subfaturamos o produto ou na pressão para a redução de custos dos serviços prestados pelos elos logísticos.

Não comece um empreendimento de importação sem antes saber disso

Não comece um empreendimento de importação sem antes saber disso 

Nunca comece a empreender com a  importação ou mesmo no mercado interno, sem antes saber:

  • Estrutura de custo de seu negócio – custos fixos e variáveis;
  • Quem são seus principais concorrentes;
  • O que o mercado valoriza;
  • Quanto o mercado está disposto a pagar por seu produto ou serviço;
  • Quais são os principais canais de venda e distribuição;
  • Quais são as barreiras de entrada e saída;
  • Quais são os requisitos técnicos mínimos, como licenças, certificações e outros;
  • Quanto de capital irá precisar para a operação estar operando regularmente;
  • Quais são as pessoas certas para compor sua equipe;
  • Para onde quer ir. Quais são as metas e objetivos.

Sempre tenha um norte.

Sempre busque entender principalmente os motivos pelos quais outras empresas não deram certo nesse mesmo segmento.

Sempre questione, busque melhores prática de negócio e traga o conhecimento para dentro de sua empresa.

Como podemos ajudar 

Nosso DNA é o empreendedorismo. O Grupo IB nasceu de iniciativas de empreendedorismo, principalmente voltadas para a importação.

Temos apoiado vários empreendedores ao longo desses últimos anos e também podemos apoiar o seu projeto com:

  1. Análise de Viabilidade de Importação;
  2. Desenvolvimento de fornecedores;
  3. Estruturação da empresa para a importação;
  4. Conexão com potenciais parceiros e fornecedores já homologados;
  5. Identificação de oportunidades com a importação;
  6. Coordenação do departamento de importação;
  7. Coordenação dos embarques de importação.

Você quer começar a importar?

Clique no botão abaixo para ter nossa ajuda, vamos nos falar via WhatsApp.

Quero falar com a IB sobre o meu projeto

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