Embora o Comércio Internacional e a Logística possam ser percebidos como áreas diferentes, elas estão diretamente conectadas. Pessoas e empresas se conectam por meio dos meios de transporte, sendo movimentados de um lado ao outro do mundo. A complexidade das operações no comércio internacional torna essencial o conhecimento dos modais logísticos para garantir o melhor desempenho dos processos de exportação e importação em termos de custo, prazo e qualidade.
Em um ambiente globalizado, as cadeias logísticas competem com os produtos. Eles exigem a cooperação de fabricantes, distribuidores e operadores logísticos para alcançar a mais alta eficiência e o menor custo possível em cada produto, com a disponibilidade e flexibilidade necessárias.
O importador e exportador hoje tem à sua disposição vários modais logísticos. A escolha do tipo de transporte na importação dependerá de vários fatores, como urgência, custo, quantidade do produto, entre outros.
No Brasil, temos que ter um cuidado especial na escolha do modal, principalmente na importação, pois impostos na importação têm como base o frete internacional, além do seguro internacional.
Ao longo desse post abordaremos os seguintes temas:
Como praxe, o importador tem à sua disposição os seguintes modais de transporte:
Conceito: Embarque de mercadorias em contêiner fechado (exclusivo) com cargas de um único importador. O transporte principal é aquele realizado entre o porto de origem e porto de destino.
Carga: Embarques Marítimos Full Contêiner são configurados por mercadorias com baixo ou alto valor agregado e alto peso bruto e volume.
Transit Time: China aproximadamente 60 a 75 dias de Transit Time total (da produção no exportador à entrega no local do importador). Tempo de viagem entre portos de aproximadamente 30 a 40 dias.
Conceito: Embarque de mercadorias em um contêiner compartilhado entre vários importadores. Ocorre quando a quantidade não é suficiente para fechar um contêiner exclusivo. O transporte principal é aquele realizado entre o porto de origem e porto de destino.
Carga: Embarques marítimos fracionados são configurados por mercadorias com baixo ou alto valor agregado e que não possuem volume que justifique embarques pelo modal aéreo ou Marítimo Full Contêiner.
Transit Time: China aproximadamente 75 a 90 dias de Transit Time total (da produção no exportador à entrega no local do importador). Tempo de viagem entre portos de aproximadamente 30 a 40 dias.
Conceito: Embarque de mercadorias através de aeronaves. O transporte principal é aquele realizado entre o aeroporto de origem e aeroporto de destino.
Carga: Embarques aéreos são configurados por mercadorias com alto valor agregado e baixo peso bruto e volume.
Transit Time: China aproximadamente de 2 a 3 dias de viagem internacional e 15 dias de Transit Time total (da produção no exportador à entrega no local do importador).
Rodoviário
Conceito: Embarque de mercadorias realizadas por transportadoras rodoviárias que possuem a permissão de fazer o transporte de mercadorias de terceiros países com o qual o Brasil possui fronteiras territoriais. O transporte principal é aquele realizado entre o local do exportador e o importador, ou entre local do importador e a aduana de destino das mercadorias (local de desembaraço das mercadorias no Brasil).
Carga: Embarques rodoviários são configurados por aqueles realizados entre países fronteiriços como Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia. O tipo de carga poderá variar em valor, peso e volume.
Transit Time: Aproximadamente 2 a 3 dias de Transit Time total (do exportador ao importador).
Em processos de importação é essencial que haja discussões sobre as escolhas das melhores práticas de logística internacional, levando-se em consideração não só o custo, mas também a agilidade, segurança e flexibilidade nos processos.
As decisões de transporte em comércio internacional estão diretamente ligadas à localização do terceiro país, distância geográfica, infraestrutura e grau de urgência do pedido.
Com exceção de países limítrofes, as opções encontradas em transporte internacional se resumem em transporte aéreo e marítimo. Na análise da melhor opção logística, haverá um trade off entre tempo e custo de frete e taxas que o compõem.
O transporte aéreo é normalmente utilizado em processos com produtos de alto valor agregado e pouco peso ou volume. Em troca de um tempo de trânsito maior, as empresas arcam com um custo de frete consideravelmente maior. Neste ponto vale lembrar que pela estrutura de tributação brasileira, o custo do frete influenciará diretamente no pagamento dos impostos na importação, pois estes têm como base o valor CIF/CIP (Mercadorias + Seguro Internacional + Frete Internacional).
As cargas movimentadas no modal marítimo normalmente são as de maior peso e volume. Apesar de haver um tempo de trânsito consideravelmente maior que no modal aéreo, os fretes praticados são consideravelmente menores.
As decisões de transporte não podem se basear somente na análise macro do custo de transporte. Outros custos não podem ser separados da análise de custo de transporte, tais como: taxas portuárias/aeroportuárias; seguro; armazenagem e transportes rodoviários secundários na origem e destino.
A definição do modal de transporte deve ser feito a partir do momento em que a empresa decide exportar ou importar um produto. Isso afeta tanto o design dos materiais de embalagem quanto os termos de entrega que serão acordados no contrato de venda, entre outras coisas.
Além dos custos específicos de qualquer operação logística, os principais elementos que devem ser considerados são:
Nesse sentido, um embarque de peças brutas deve ter um tratamento diferente do de uma máquina, levando no tipo e valor agregado diferentes.
Em muitos casos, o importador fica refém de um ou no máximo dois tipos de modais, dependendo da origem e natureza da carga. Um caso típico é a importação de bateria. Esse produto, considerado perigoso, dificilmente terá a opção de embarque pelo modal aéreo, sobrando a única opção do marítimo.
O tratamento administrativo também é um grande direcionador de transporte, já que dependendo do tipo de produto, o local de chegada da mercadoria onde a mercadoria receberá o tratamento administrativo (liberação da Receita e demais órgãos) poderá ser aquele que traz a menor burocracia. Um exemplo é o embarque de produtos Anvisa para aeroportos fora do estado de São Paulo, onde os processos são liberados com maior agilidade (não com facilidades, mas tão pouco com tantas dificuldades).
O importador deverá estar atento a determinados tipos de embarques. Abaixo listamos alguns deles, de acordo com nossa vivência nessas duas últimas décadas na frente do planejamento e coordenação de embarques de importação.
Esses são apenas alguns casos que demandam atenção especial. Recomenda-se também que profissionais especializados sejam contratados para a gestão da operação.
Uma vez que já temos um melhor entendimento sobre o universo logístico da importação, podemos passar a compartilhar algumas dicas importantes para o dia a dia do importador.
Esperamos que os pontos abordados acima te ajudem a tomar melhores decisões na importação.
Deixamos nossa equipe de especialistas em logística à disposição, caso necessitem de algum apoio em seus projetos e embarques de importação.
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