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Decisões de Transporte na Importação

Decisões de Transporte na Importação

Embora o Comércio Internacional e a Logística possam ser percebidos como áreas diferentes, elas estão diretamente conectadas. Pessoas e empresas se conectam por meio dos meios de transporte, sendo movimentados de um lado ao outro do mundo. A complexidade das operações no comércio internacional torna essencial o conhecimento dos modais logísticos para garantir o melhor desempenho dos processos de exportação e importação em termos de custo, prazo e qualidade.

Em um ambiente globalizado, as cadeias logísticas competem com os produtos. Eles exigem a cooperação de fabricantes, distribuidores e operadores logísticos para alcançar a mais alta eficiência e o menor custo possível em cada produto, com a disponibilidade e flexibilidade necessárias.

O importador e exportador hoje tem à sua disposição vários modais logísticos. A escolha do tipo de transporte na importação dependerá de vários fatores, como urgência, custo, quantidade do produto, entre outros.

No Brasil, temos que ter um cuidado especial na escolha do modal, principalmente na importação, pois impostos na importação têm como base o frete internacional, além do seguro internacional.

Ao longo desse post abordaremos os seguintes temas:

  • Tipos de modais de transporte na importação;
  • Trade Off;
  • Principais fatores para a escolha do modal;
  • Embarques especiais;
  • Dicas para a melhor tomada de decisões no transporte na importação.

Tipos de modais de transporte na importação

Tipos de modais de transporte na importação

Como praxe, o importador tem à sua disposição os seguintes modais de transporte:

Marítimo FCL (container fechado)

Conceito: Embarque de mercadorias em contêiner fechado (exclusivo) com cargas de um único importador. O transporte principal é aquele realizado entre o porto de origem e porto de destino.

Carga: Embarques Marítimos Full Contêiner são configurados por mercadorias com baixo ou alto valor agregado e alto peso bruto e volume.

Transit Time: China aproximadamente 60 a 75 dias de Transit Time total (da produção no exportador à entrega no local do importador). Tempo de viagem entre portos de aproximadamente 30 a 40 dias.

Marítimo LCL (less than container load)

Conceito: Embarque de mercadorias em um contêiner compartilhado entre vários importadores. Ocorre quando a quantidade não é suficiente para fechar um contêiner exclusivo. O transporte principal é aquele realizado entre o porto de origem e porto de destino.

Carga: Embarques marítimos fracionados são configurados por mercadorias com baixo ou alto valor agregado e que não possuem volume que justifique embarques pelo modal aéreo ou Marítimo Full Contêiner.

Transit Time: China aproximadamente 75 a 90 dias de Transit Time total (da produção no exportador à entrega no local do importador). Tempo de viagem entre portos de aproximadamente 30 a 40 dias.

Aéreo

Conceito: Embarque de mercadorias através de aeronaves. O transporte principal é aquele realizado entre o aeroporto de origem e aeroporto de destino.

Carga: Embarques aéreos são configurados por mercadorias com alto valor agregado e baixo peso bruto e volume.

Transit Time: China aproximadamente de 2 a 3 dias de viagem internacional e 15 dias de Transit Time total (da produção no exportador à entrega no local do importador).

Rodoviário

Conceito: Embarque de mercadorias realizadas por transportadoras rodoviárias que possuem a permissão de fazer o transporte de mercadorias de terceiros países com o qual o Brasil possui fronteiras territoriais. O transporte principal é aquele realizado entre o local do exportador e o importador, ou entre local do importador e a aduana de destino das mercadorias (local de desembaraço das mercadorias no Brasil).

Carga: Embarques rodoviários são configurados por aqueles realizados entre países fronteiriços como Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia. O tipo de carga poderá variar em valor, peso e volume.

Transit Time: Aproximadamente 2 a 3 dias de Transit Time total (do exportador ao importador).

Trade Off

Em processos de importação é essencial que haja discussões sobre as escolhas das melhores práticas de logística internacional, levando-se em consideração não só o custo, mas também a agilidade, segurança e flexibilidade nos processos.

As decisões de transporte em comércio internacional estão diretamente ligadas à localização do terceiro país, distância geográfica, infraestrutura e grau de urgência do pedido.

Com exceção de países limítrofes, as opções encontradas em transporte internacional se resumem em transporte aéreo e marítimo. Na análise da melhor opção logística, haverá um trade off entre tempo e custo de frete e taxas que o compõem.

O transporte aéreo é normalmente utilizado em processos com produtos de alto valor agregado e pouco peso ou volume. Em troca de um tempo de trânsito maior, as empresas arcam com um custo de frete consideravelmente maior. Neste ponto vale lembrar que pela estrutura de tributação brasileira, o custo do frete influenciará diretamente no pagamento dos impostos na importação, pois estes têm como base o valor CIF/CIP (Mercadorias + Seguro Internacional + Frete Internacional).

As cargas movimentadas no modal marítimo normalmente são as de maior peso e volume. Apesar de haver um tempo de trânsito consideravelmente maior que no modal aéreo, os fretes praticados são consideravelmente menores.

As decisões de transporte não podem se basear somente na análise macro do custo de transporte. Outros custos não podem ser separados da análise de custo de transporte, tais como: taxas portuárias/aeroportuárias; seguro; armazenagem e transportes rodoviários secundários na origem e destino.

Tipos de modais de transporte na importação (2)

Principais fatores para a escolha do modal de transporte na importação

A definição do modal de transporte deve ser feito a partir do momento em que a empresa decide exportar ou importar um produto. Isso afeta tanto o design dos materiais de embalagem quanto os termos de entrega que serão acordados no contrato de venda, entre outras coisas.

Além dos custos específicos de qualquer operação logística, os principais elementos que devem ser considerados são:

  • Urgência;
  • Tipo de carga;
  • Valor agregado da carga;
  • Peso e volume da carga;
  • Segurança e agilidade;
  • Origem e destino (restrições logísticas);
  • Tratamento administrativo – forma de liberação na Receita Federal e demais órgãos como MAPA e Anvisa;
  • Custo do frete e demais taxas.
 

Nesse sentido, um embarque de peças brutas deve ter um tratamento diferente do de uma máquina, levando no tipo e valor agregado diferentes.

Em muitos casos, o importador fica refém de um ou no máximo dois tipos de modais, dependendo da origem e natureza da carga. Um caso típico é a importação de bateria. Esse produto, considerado perigoso, dificilmente terá a opção de embarque pelo modal aéreo, sobrando a única opção do marítimo.

O tratamento administrativo também é um grande direcionador de transporte, já que dependendo do tipo de produto, o local de chegada da mercadoria onde a mercadoria receberá o tratamento administrativo (liberação da Receita e demais órgãos) poderá ser aquele que traz a menor burocracia. Um exemplo é o embarque de produtos Anvisa para aeroportos fora do estado de São Paulo, onde os processos são liberados com maior agilidade (não com facilidades, mas tão pouco com tantas dificuldades).

Embarques especiais

O importador deverá estar atento a determinados tipos de embarques. Abaixo listamos alguns deles, de acordo com nossa vivência nessas duas últimas décadas na frente do planejamento e coordenação de embarques de importação.

  1. Embarque de máquina ou equipamento – dependendo do valor agregado e cuidados especiais com a movimentação, uma máquina ou equipamento deverá ser trazido em um contêiner fechado para melhor segurança da carga;
  2. Embarque de produtos congelados – é normalmente feito por avião ou container fechado Reefer. Dificilmente haverá o compartilhamento de carga para não contaminação cruzada das mercadorias;
  3. Embarque de baterias – como já dito ao longo do post, a bateria é considerada um produto perigoso, assim como vários outros produtos, principalmente produtos químicos. O embarque aéreo passa a não ser uma opção;
  4. Embarque de produtos com tratamento administrativo – há produtos que demandam licença de importação, por exemplo. Ou seja, em um embarque onde há produtos com licença de importação e outros sem, recomenda-se que os que possuem essa exigência, seja feito a parte. Isso para que os demais produtos não sejam “penalizados” pelo tratamento administrativo mais restrito do produto com Licença de importação. Atrasos nas liberações podem acarretar aumento do custo com armazenagem e Demurrage.

Esses são apenas alguns casos que demandam atenção especial. Recomenda-se também que profissionais especializados sejam contratados para a gestão da operação.

Tipos de modais de transporte na importação (3)

Dicas para a melhor tomada de decisões no transporte na importação

Uma vez que já temos um melhor entendimento sobre o universo logístico da importação, podemos passar a compartilhar algumas dicas importantes para o dia a dia do importador.

  • Planeje sempre – entenda o produto, visualize como virá embalado, estude o tratamento administrativo, enfim, busque o maior número possível de informações sobre aquilo que está sendo trazido na importação;
  • Conte com a experiência do fornecedor – consulte o fornecedor sobre o histórico de envio do produto não só para o Brasil, mas também para outros países. Ele, assim como você (importador) é especialista no produto;
  • Não meça apenas pelo custo – considere os outros pontos para a tomada de decisão como agilidade, segurança e previsibilidade;
  • Cada embarque de importação é diferente – não ache que os embarques de importação são todos iguais. A cada embarque planeje novamente, pois mesmo que seja o mesmo fornecedor e produto, eventos diferentes podem acontecer ao longo de todo embarque de importação;
  • Não negligencie o histórico do mercado interno – use sua experiência na compra do produto no mercado interno para saber o que funciona e principalmente o que não funciona em termos de logística;
  • Não tenha medo de investir em serviços adicionais – não deixe de contratar seguro internacional e em muitos casos inspeção antes de o embarque para garantir a qualidade do produto.

Esperamos que os pontos abordados acima te ajudem a tomar melhores decisões na importação.

Deixamos nossa equipe de especialistas em logística à disposição, caso necessitem de algum apoio em seus projetos e embarques de importação.

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