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Como participar de feiras internacionais no Brasil

A participação em feiras internacionais é uma das principais ferramentas utilizada por empresas e governos que pretendem ofertar seus produtos no exterior. É não é diferente aqui no Brasil.

Muitos empresários brasileiros buscam oportunidades de negócios nesse tipo de evento, mesmo ainda havendo uma certa dificuldade na negociação internacional.

No Brasil há muitas feiras relevantes e estruturas capacitadas para oferecer um ambiente ideal para a realização de bons negócios internacionais.

O mercado brasileiro (nem precisa ser falado) que é um dos maiores do mundo e todos querem estar presentes aqui para vender os seus produtos. Por esse motivo, a participação em feiras internacionais é uma grande oportunidade.

Por outro lado, há grandes desafios que precisam ser vencidos para que seja uma empreitada de sucesso. É pensando nisso que escrevemos esse material, baseado em nossas participações em feiras internacionais dentro e fora do Brasil apoiando importadores e fornecedores estrangeiros.

Nesse post abordaremos:

  • A importância da participação em feiras no Brasil;
  • As principais feiras por segmento;
  • Como enviar produtos para a feira;
  • Como trazer de volta produtos da feira;
  • É possível vender produtos que foram expostos na feira?;
  • A preparação para a feira;
  • O que levar para a feira;
  • O que não fazer na feira;
  • Como negociar na feira;
  • O pós-feira.

A importância da participação em feiras no Brasil

O empresário brasileiro gosta de feira e eventos. O brasileiro gosta do contato humano e as feiras são o local ideal para que isso aconteça.

A participação em feiras de referência de seu segmento pode ser a estratégia mais rápida e assertiva para entrar com os produtos no Brasil.

A sua participação pode se dar por meio de participação de missões governamentais, organizações de classe ou com o investimento direto da empresa expositora. Independente da forma que será organizada, o importante é que o expositor estrangeiro venha preparado para o ambiente de feira aqui no Brasil.

No Brasil há centenas de feiras internacionais todos os anos que acontecem principalmente na cidade de São Paulo e em outras das regiões Sul e Sudestes e outras no Norte, Centro e Nordeste.

A participação de feiras no Brasil é importante para:

  • Estreitar relações com empresas que já tenha conta;
  • Conhecer novos potenciais cientes;
  • Trazer e distribuir amostras;
  • Conhecer a concorrência;
  • Receber mais informações sobre as particularidades da importação no Brasil;
  • Contatar órgãos brasileiros de apoio ao segmento;
  • Participar de palestras que trazem informações importantes sobre o seu segmento de atuação;
  • E é claro, fechar negócios.
 

As principais feiras no Brasil

Podemos indicar como as principais feitas no Brasil, as seguintes:

Automec

A Automec é uma plataforma permanente para profissionais de reposição e reparação automotiva terem contato com as maiores distribuidoras, varejos de autopeças, oficinas automotivas e fornecedores nacionais e internacionais do setor.

Agrishow

Uma das maiores feiras agrícolas no mundo, a Agrishow reúne soluções para todos os tipos de culturas e tamanhos de propriedades, além de ser reconhecida como o palco dos lançamentos das principais tendências e inovações para o agronegócio.

Expomafe 

Expomafe A Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial (Expomafe) é um dos maiores eventos da América Latina do setor e chega este ano à sua terceira edição.

Fispal Tecnologia 

A Fispal Tecnologia é mundialmente reconhecida como o maior encontro para as indústrias de alimentos e bebidas

Salão Duas Rodas

O Salão Duas Rodas está entre um dos três maiores eventos de motos do mundo, junto com a maior expressão de cultura e estilo de vida Duas Rodas para o público B2C e B2B. A adrenalina que corre pelas veias dos apaixonados pelo universo Duas Rodas está também no DNA do terceiro maior evento internacional de motos.

Salão Internacional do Automóvel de São Paulo

O Salão do Automóvel de São Paulo é a maior exposição da indústria automobilística do Brasil e uma das maiores da América Latina. O evento ocorre a cada dois anos na cidade de São Paulo, com o objetivo de mostrar as novidades do mundo automobilístico, expondo carros, equipamentos e acessórios.

Fimma

A Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis (Fimma Brasil) possui uma sólida caminhada para promover o desenvolvimento da cadeia produtiva de madeira e móveis em todo o Brasil, oportunizando a geração de negócios entre expositores e visitantes.

Feimec

A Feimec é a feira de negócios oficial da indústria mecânica, sendo o principal evento da América Latina para a realização de negócios, promoção de tecnologia, tendências, produção e relacionamento para o setor industrial.

Feicon 

Verdadeira referência para os profissionais de arquitetura e construção civil, a Feicon é a maior feira de negócios da América Latina e o único em que os expositores apresentam suas novidades em produtos e serviços para milhares de arquitetos, construtores, atacadistas, varejistas e formadores de opinião.

Outras feiras podem ser pesquisadas por meio do link abaixo.

https://www.feirasdobrasil.com.br/

Como enviar produtos para a feira

Para que um expositor possa trazer produtos a serem expostos em feiras no Brasil, é preciso que siga à risca as regras de importação. 

Produtos com pouco peso e volume

Em muitos casos quando os produtos são pequenos, os expositores trazem os produtos como bagagem de mão, o que facilita a questão da logística e reduz custos. Nessa situação não há uma operação formal de importação, mas é recomendável que o viajante que irá trazer os produtos e material de marketing se utilize de uma Invoice indicando quantidade e destinação dos produtos para a feira. Terminada a feira, muito provavelmente irá distribuir ou vender os produtos para potenciais clientes.

Produtos com peso e volume consideráveis

Nesse caso o expositor terá que entrar em contato com a feira que indicará um agente logístico responsável pela logística e liberação das mercadorias na Receita Federal.

Quando há a expectativa de devolução dos produtos após a feira, é feita uma operação de Admissão Temporária com suspensão dos impostos devidos na importação.

Em caso de aparecer algum interessado no produto ao longo da feira, o expositor poderá destinar o produto para a nacionalização com o pagamento total dos impostos.

Esse tipo de operação tem um alto custo por ser muito elaborada e cheio de detalhes operacionais.

Sempre recomendamos que esse tipo de operação seja feito com antecedência e com a utilização de serviço do agente logístico da feira.

Como trazer de volta produtos da feira

Como já mencionado acima, os produtos que vierem para feiras no Brasil poderão retornar ao seu país de origem, após o término do evento, sem o pagamento dos impostos na entrada e na saída, desde que seja feita por meio de Admissão Temporária.

É possível vender produtos que foram expostos na feira?

É possível vender produtos expostos na feira. Nesse caso, se o produto entrou formalmente no Brasil, deverá ser feita a nacionalização com o pagamento integral dos impostos.

Caso tenha vindo por meio de bagagem de mão, não há necessidade de nenhum procedimento formal. Fica a critério do expositor a forma de cobrança ao potencial cliente.

 

A preparação para a feira

É essencial que você traga para as feiras no Brasil:

  • Informações da sua empresa e do portfólio de produtos;
  • Amostras;
  • Produtos para a demonstração técnica;
  • Catálogos e cartões (apesar de tudo estar migrando para o online);
  • Água e outras bebidas;
  • Alguns petiscos;
  • Uniforme da empresa;
  • Brindes.

O que não fazer na feira

Tão importante quanto saber o que fazer é também ter a clara noção do que não fazer. Algumas dicas abaixo te ajudarão a não ter surpresas negativas no evento.

  1. Não terceirize a feira – envie funcionário da empresa, mesmo que não fale o idioma português;
  2. Não deixe seu stand vazio. Isso demonstra uma falta de planejamento;
  3. Não deixe de trazer referências comerciais, mesmo que ainda não sejam de empresas brasileiras;
  4. Não contrate profissionais brasileiros pela beleza – as pessoas querem falar com pessoas que tenham conteúdo;
  5. Não afirme coisas sobre a importação brasileira que você desconhece;
  6. Não deixe de pegar o contato de todos que visitarem o stand;
  7. Não deixe de perguntar informações sobre o potencial cliente;
  8. Não prometa coisas que depois não irá conseguir cumprir.

Como negociar na feira

Nesse ponto do post daremos algumas dicas para negociação nas feiras internacionais no Brasil. 

  • Não dê um preço por dar. Investigue primeiro a demanda e conhecimento do mercado por parte do potencial cliente;
  • Sempre que possível peça que o interessado indique o site da empresa para que você possa acessar informações no momento da negociação;
  • Esteja aberto a indicar formas flexíveis de pagamento;
  • É sempre importante dar uma ideia de prazo de produção;
  • Não dê o preço na moeda do seu país, a não ser que for dólar ou euro. O empresário brasileiro terá dificuldade em visualizar o custo final do produto;
  • Sempre que possível compartilhe referências comerciais da sua empresa, mesmo que seja de fora do Brasil;
  • Pergunte se esse potencial cliente já importa e qual é o fator de importação, ou seja, o número que ele utiliza para saber o custo total de importação baseado no seu valor FOB;
  • Sempre que possível, estimule o potencial cliente a buscar as amostras que estão sendo exibidas no último dia da feira;
  • Esteja preparado para poder visitar as melhores oportunidades de negócio no pós-feira.

O pós-feira

Muitas empresas estrangeiras fazem uma excelente feira, mas pecam ao seu término. Contatos não são encaminhados, respostas não são respondidas e grandes oportunidades de negócio são perdidos. Nesse sentido, damos abaixo algumas dicas de ações no pós-feira.

  • Ao longo da feira catalogue os contatos para que logo após a feira um contato seja feito por whats ou e-mail;
  • Levante mais informações sobre os potenciais clientes. Utilize a pesquisa no google e nas redes sociais;
  • Para os melhores contatos, tente agendar visitas no pós-feira – próximos 10 dias após a feira;
  • Mantenha o potencial cliente informado sobre as novidades da sua empresa e a sua atuação em próximos eventos internacionais;
  • Convide os melhores contatos a visitar a sua empresa;
  • Procure empresas especialistas em importação brasileira para poder apoiar suas negociações.

Esperamos que o material acima ajude a você a ter mais sucesso em sua próxima feira internacional aqui no Brasil.

Questione, aja e conquiste.

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