Uma das maiores dúvidas que recebemos no dia a dia é se é possível trazer quantidades menores do que a que cabe em um container. Muitos importadores já consolidados e principalmente os novos que estão começando nesse universo da importação, acabam sendo direcionados para uma logística marítima FCL que significa a contratação de um container inteiro.
Para que você tenha uma ideia, o menor contêiner que é de 20 pés consegue carregar até 32 m3 (mas é sempre importante considerar as perdas internas de espaço entre os volumes) e 20 tons. Em alguns casos especiais até 25 tons, pagando uma taxa sobre o peso extra e usando um container com piso reforçado.
Nesse cenário, o importador é levado a imaginar que trazendo mais quantidade estará literalmente fazendo um negócio da China. Mas a pergunta é: será mesmo que esse é o melhor embarque?
E como se responde o que é um melhor embarque para certo importador? Será que existe uma única resposta para essa pergunta?
Seria possível trazer quantidades menores? Se sim, de que forma? O que muda? Quais são os riscos?
Esse post foi criado justamente para abrir a cabeça do importador para um universo de oportunidades, quando aplicamos um planejamento logístico e financeiro, zelando pelo bom fluxo da importação, ao mesmo tempo que trabalha melhor o fluxo de caixa da empresa.
Vamos começar pelas definições e diferenças entre os modais marítimos LCL (menos de um contêiner – carga fracionada) e o FCL (carga fechada).
Em primeiro lugar, temos que destacar que o importador não deve menosprezar a sua demanda atual e muito menos superestimá-la quando trazemos para o campo da importação. O Brasil tem um mercado interno muito grande e o mundo está de olho nele. Há muitas empresas estrangeiras que querem fazer negócio com o Brasil. Só não encontraram ainda o parceiro ideal.
Com isso, queremos dizer que não devemos subestimar ou superestimar a demanda atual. O que estimulamos é a projeção de cenários de custo com certa redução com a importação direta e o compartilhamento dessa informação com os potenciais fornecedores no exterior, na busca de melhores condições de negócio.
Em muitos casos, a demanda atual não oferece um poder de barganha para compras no mercado interno, mas isso não necessariamente acontece com o mercado externo. Exemplo disso é a importação de rolamentos e parafusos.
Por outro lado, uma demanda tida como alta no mercado interno, pode representar muito pouco lá no exterior. O exemplo típico é a chapa de aço. Quando pegamos a demanda atual da maioria dos projetos, muito deles não atingem a demanda mínima junto às siderurgias que atendem o mundo todo.
Para que possamos responder a pergunta se é viável a importação de lotes menores, temos que passar pelas definições da modal marítimo FCL e LCL.
Marítimo FCL (container fechado)
Conceito: Embarque de mercadorias em contêiner fechado (exclusivo) com cargas de um único importador. O transporte principal é aquele realizado entre o porto de origem e porto de destino.
Carga: Embarques Marítimos Full Contêiner são configurados por mercadorias com baixo ou alto valor agregado e alto peso bruto e volume.
Transit Time: China aproximadamente 60 a 75 dias de Transit Time total (da produção no exportador à entrega no local do importador). Tempo de viagem entre portos de aproximadamente 30 a 40 dias.
Marítimo LCL (less than container load)
Conceito: Embarque de mercadorias em um contêiner compartilhado entre vários importadores. Ocorre quando a quantidade não é suficiente para fechar um contêiner exclusivo. O transporte principal é aquele realizado entre o porto de origem e porto de destino.
Carga: Embarques marítimos fracionados são configurados por mercadorias com baixo ou alto valor agregado e que não possuem volume que justifique embarques pelo modal aéreo ou Marítimo Full Contêiner.
Transit Time: China aproximadamente 75 a 90 dias de Transit Time total (da produção no exportador à entrega no local do importador). Tempo de viagem entre portos de aproximadamente 30 a 40 dias.
Se pensarmos em termos de vantagens e desvantagens de cada um desses modais, mesmo sendo ambos marítimos, podemos destacar:
Carga LCL – fracionada
Vantagens
Desvantagens
Carga FCL – contêiner fechado
Vantagens
Desvantagens
Outro conceito importante é saber quais fatores devem ser levados em consideração no momento da escolha do modal de transporte. Esse ponto está sendo bordado abaixo.
A definição do modal de transporte deve ser feito a partir do momento em que a empresa decide exportar ou importar um produto. Isso afeta tanto o design dos materiais de embalagem quanto os termos de entrega que serão acordados no contrato de venda, entre outras coisas.
Além dos custos específicos de qualquer operação logística, os principais elementos que devem ser considerados são:
Nesse sentido, um embarque de peças brutas deve ter um tratamento diferente do de uma máquina, levando em o tipo e valor agregado diferentes.
Estrutura de custos
A estrutura de custos de ambos modais é bem parecida, ainda mais quando comparado ao modal aéreo e rodoviário. Podemos dividir a estrutura de custo desses modais da seguinte maneira:
Custos na origem
Na origem temos todos os custos de coletar a mercadoria no exportador e levar até o porto de origem para realização da liberação aduaneira. Os principais custos são:
Custos internacionais
Os custos internacionais são aqueles que ocorrem entre o porto de origem e o porto de destino. Sendo assim, teremos:
Custos no destino
No destino temos basicamente os mesmos custos da origem com a adição dos impostos incidentes na importação. Sendo assim, podemos listar os principais custos sendo:
As maiores diferenças entre os modais marítimo LCL e marítimo FCL são:
A resposta é: SIM
Essa resposta é dada por meio da projeção de custos de importação, tendo atenção especial para a diluição de custos fixos e mínimos na importação.
Nós do Grupo IB trabalhamos com o conceito de lote econômico que é a projeção da quantidade ideal de embarque que traz a melhor relação entre custo final unitário em reais e o valor total investido no embarque.
A resposta pode ser sim ou não. Tudo vai depender se as projeções de custos vão trazer redução de custo. Em muitos casos, sugerimos o aumento de um pouco da demanda para poder diluir um pouco mais custos fixos e variáveis.
Vai depender do tipo de máquina, principalmente no que se diz respeito ao nível de impacto e movimentação que pode ou não sofrer. Em casos em que a máquina ou equipamento necessita de maior proteção, recomenda-se um embarque FCL ou até mesmo aéreo.
Sim. o frete internacional normalmente é contratado por meio de agente de carga internacional. É ele quem negocia o frete com os donos dos navios. Em alguns casos, tem empresas mais competitivas no FCL e outra no LCL.
Esperamos que o conteúdo acima tenha ajudado a desmistificar a ideia de que a importação só é viável para quantidades grandes. Tudo vai depender do que sua empresa tem negociado no mercado interno e o que a importação poderá trazer de redução.
Vale a pena explorar essas oportunidades por meio de uma Análise de Viabilidade de Importação, que entre vários pontos, traz os cenários de custo de importação e a indicação do lote econômico do embarque.
Nunca deixe de explorar as oportunidades, fazer cenários diferentes de custo de importação e de buscar opções logísticas na origem e no destino que venham a viabilizar seus negócios com o mercado externo.
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