Está buscando maneiras de reduzir os custos da sua operação? A importação da China pode ser uma oportunidade excelente para seu negócio.

Afinal, já é do conhecimento de todos que a China é uma das maiores potências econômicas mundiais. O que nem todos sabem é que o comportamento dos consumidores mudou e, muitos que vinculavam produtos chineses a produtos de baixa qualidade no passado, hoje enxergam tais produtos de forma muito mais atrativa.

 E não é só o consumidor que sai ganhando com a aquisição dos produtos chineses e toda sua diversificação: devido à alta rentabilidade dos produtos e à aceleração digital, a importação da China pode ser muito lucrativa à sua empresa. Afinal de contas, são diversas as vantagens que você possui ao importar da China. Confira algumas delas:

 

Margem de lucro maior

 

A aquisição de produtos da China possui um valor muito reduzido, o que permite que sua empresa possua uma margem de lucro maior e ganhe vantagem em relação à concorrência: seja no preço ou na diversidade de produtos da revenda.

 

Tecnologia

 

Como falamos anteriormente, a China é uma grande potência econômica mundial. Além disso, uma das principais características do país é a sua conexão com tecnologias inovadoras, tornando-se uma potência no desenvolvimento de produtos com características superiores a qualquer outro lugar do mundo.

Revender produtos com tamanha autoridade pode elevar o patamar da sua empresa e, consequentemente, as vendas.

 

Dropshipping

 

O dropshipping é um recurso de vendas que permite que sua empresa revenda produtos da China sem a necessidade de utilizar o próprio estoque. O método prolonga o tempo de entrega do produto ao consumidor, mas reduz o investimento da sua empresa.

 

Afinal, sua empresa é utilizada, durante a jornada de compra, apenas como uma intermediadora de vendas: são os fornecedores que se encarregam de fazer a entrega dos produtos ao consumidor final.

 

Deixe a concorrência para trás

 

Se sua empresa tem um nicho bem definido de produtos e tem como objetivo adquirir itens inovadores da China, a probabilidade de deixar a concorrência para trás é grande.

 Afinal de contas, há inúmeros produtos da China que ainda não são exportados a outros países e sua empresa pode ter uma grande vantagem no mercado ao trabalhar com produtos exclusivos do seu segmento.

De acordo com esta realidade, é inquestionável que a importação da China pode ser uma excelente opção para sua empresa, não é? E se você está se perguntando como começar a importar da China, listamos alguns pontos de atenção que você deve ter em mente antes de iniciar o investimento nesta ação:

 

Logística

 

Todos os benefícios da importação da China perdem a eficácia se sua empresa não possui uma logística bem estruturada para trabalhar com a revenda dos produtos chineses. Afinal, a falha no prazo de entrega estabelecido é um dos fatores que impactam, de maneira negativa, a operação como um todo.

É necessário seguir todas as etapas da importação e estar atento a todas as transações que estão sendo realizadas, a fim de ter um controle maior sobre cada processo em andamento.

 

Benefício fiscal

 

Para que você tenha sempre transações mais lucrativas no processo de importação, esteja por dentro de todas as taxas embutidas nos produtos, uma vez que a carga tributária para produtos importados é elevada.

Verifique também o benefício fiscal e tenha certeza de que os produtos que serão importados não fazem parte do grupo de produtos restritos por benefício fiscal, uma vez que os itens que entram nessa lista não podem usufruir das vantagens tributárias em determinados estados nacionais.

 

Processos burocráticos

 

Não é novidade para ninguém que o Brasil é um país muito burocrático no que se refere à importação de produtos. Nossa sugestão é que você esteja atento a todos esses processos burocráticos que são necessários para a operação acontecer.

Se o seu objetivo é a redução de custos operacionais, é de extrema importância que toda a documentação necessária esteja de acordo com as necessidades das transações de importação. Possíveis infrações e multas são fatores que influenciam, de forma negativa, diretamente no maior objetivo da sua empresa, que é ter custos operacionais reduzidos.

 

Operações centralizadas e automatizadas

 

Como vimos até aqui, a importação de produtos da China possui inúmeros benefícios, mas é necessário se atentar a todos os processos que envolvem esse modelo de vendas. Por isso, é imprescindível que sua empresa possua um software de gestão de todos esses processos, a fim de centralizar e automatizar operações.

O dinamismo de um sistema integrado elimina trabalhos manuais e possíveis retrabalhos, elevando a tecnologia de gestão do seu negócio a um outro patamar.

Evite prejuízos na importação, tenha uma logística de importação de alta performance e reduza os custos da sua empresa com a integração de um sistema. Essa estratégia, somada a todos os fatores que devem ser levados em consideração na importação de produtos da China, fará com que sua empresa tenha êxito em todos os processos e aumente sua lucratividade.

 

Conclusão

 

Nosso objetivo foi propor a importação de produtos da China como uma solução para a redução de custos da sua empresa e esclarecer possíveis dúvidas sobre todos os processos que são envolvidos durante essa estratégia.

 

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais detalhes sobre como nós, da IBSolutions, podemos lhe ajudar? 

Entre em contato e marque uma reunião conosco para começar esse projeto. Vamos juntos!