fbpx

Por que somos tão pequenos na importação

Por que somos tão pequenos na importação?

O Brasil é um dos países mais fechados do mundo para o comércio internacional. Mesmo nos anos de maiores crescimentos, nossa participação no comércio internacional não passou de 1,5%. Essa participação pífia, não reflete o tamanho de nossa economia e de nosso mercado interno.

Se fossemos comparar nossa maturidade no comércio internacional à formação educacional, provavelmente ainda estaríamos no parque infantil.

Dizemos isso como uma forma de desabafo, pois temos todos os recursos necessários para sermos um motor do mundo, não só no agronegócio.

Não nos apegaremos a dados estatísticos ou a ações de diferentes governos, mas sim ao ambiente de negócio no Brasil e principalmente ao perfil do empresário brasileiro e da forma como estamos organizamos em nossas empresas.

Incluímos a este quase protesto, a forma como os prestadores de serviço na área de comércio internacional se comportam gerando algumas dificuldades na importação brasileira.

Os fatos abaixo refletem diretamente a alegrias e tristezas que colhemos ao longo desses vários anos dentro da área de comércio internacional.

Esperamos que fiquem conosco na leitura desse material e que ao final algo possa mudar em cada um de nós, para que possamos buscar o merecido lugar que o Brasil tem na dinâmica global.

Nesse post discutiremos 

  • Por que somos pequenos na importação?
  • Maiores barreiras para a importação 
  • Comportamentos destrutivos na importação 
  • Relacionamentos tóxicos na importação 
  • Enganos mortais na importação 
  • O verdadeiro propósito com a importação 

Por que somos pequenos na importação?

Somos pequenos na importação….

  • porque achamos que não merecemos melhores negócios 
  • porque nos contentamos com pouco 
  • porque não sabemos fazer as perguntas certas 
  • porque não nos importamos com o conhecimento 
  • porque temos medo de inovar 
  • porque temos pavor de mudança 
  • porque o salário no final do mês é mais importante do que a busca de novos horizontes 
  • porque somos egoístas no compartilhamento de informações 
  • porque poucos se enriquecem nesse segmento à custa de muitos
  • porque preferimos deixar as coisas da forma oculta 
  • porque transparência e honestidade não são valores que estão dentro das operações de importação 
  • porque somos egoístas e nos fechamos dentro de um falso conhecimento que imaginamos ter 
  • porque queremos ganhar tudo sozinho 
  • porque preferimos apertar um parceiro a fazer com que ele cresça conosco 

Somos pequenos, pois não temos posicionamento, firmeza para tomada de decisão e porque preferimos andar sozinhos.

Maiores barreiras para a importação

Maiores barreiras para a importação 

Há pesquisas de institutos sérios que trazem essa resposta, normalmente indicando que as principais dificuldades na importação brasileira são:

  • Burocracia 
  • Impostos 
  • Custos logísticos 
  • Questões culturais 
  • Barreira da língua
  • Entre outros

Para nós, nenhum desses pontos é de fato uma barreira. Dizemos isso, pois todas elas são conhecidas há tempos. Só é capturada por elas, quem quer.

Temos como principais dificuldades na importação brasileira, aspectos ligados ao perfil das pessoas e empresas que estão atuando no segmento, além do modo como nos vemos comparado a outros países. Nesse sentido, para o Grupo IB, as principais barreiras para a importação são:

  • Falta de envolvimento da alta diretoria no planejamento e acompanhamento das ações de importação;
  • Falta de priorização da importação como ferramenta estratégica para a busca de aumento da competitividade das empresas;
  • Falta de vontade em aprender sobre a dinâmica de Importação, deixando na mão de terceiros as tomadas de decisão;
  • Falta de formação adequada para os profissionais de comércio exterior;
  • Senso de inferioridade profissional com relação a americanos, europeus e até chineses.

Estamos em um país de um ambiente extremamente burocrático para se fazer negócio. O lado positivo de tudo isso, é que esse mesmo ambiente nos forma na melhor escola de negócios que é a prática.

Somos especialistas em fazermos negócios em ambiente totalmente hostil e burocrático. Temos que usar isso a nosso favor ao fazer negócio com o resto do mundo.

Além disso, somos criativos, bons em criar relacionamentos, flexíveis e sonhadores.

Comportamentos destrutivos na importação

Comportamentos destrutivos na importação 

Há muitos comportamentos destrutivos na importação, mas os principais deles são:

  • Quando o interesse pessoal é maior que o da empresa importadora – travando assim a operação e deixando escapar ótimas oportunidades comerciais;
  • Quando estamos perante uma negociação de compra e simplesmente esquecemos de como negociar. Deveríamos usar a expertise que temos no mercado interno e usar nas negociações internacionais. Devemos ser fiéis aos valores da empresa e aos objetivos metas organizacionais;
  • Quando segurar a informação traz resultados financeiros a alguns. Ao final quem paga a conta é o importador. E pega sem saber o real motivo;
  • Quando pensar em segurar o emprego é maior que a vontade de buscar coisas maiores para a carreira e empresa;
  • Quando se empreende mais tempo na execução do que no planejamento. Começar uma importação da forma errada, sempre terá suas consequências, principalmente na questão da geração de custos e prazos extras.

Observação: acima são opiniões baseadas em nossa experiência de longos anos no comércio internacional.

Relacionamentos tóxicos na importação 

A importação é composta de vários elos logísticos, além do próprio exportador e importador. Com isso, podemos imaginar que há várias interações entre esses elos. Algumas delas podem ser altamente tóxicas, pois trarão testados negativos ao importador em temos de:

  • Aumento da burocracia;
  • Aumento de custos;
  • Aumento de prazos;
  • Perda de flexibilidade; 
  • Perda de segurança; 
  • Perda de previsibilidade.

Abaixo listamos alguns das maiores dificuldades na importação brasileira e relacionamentos tóxicos.

  • Exportador e importador – quando não há cooperação para que ambos ganhem com a operação e sim, cabo de guerra para quem ganha mais;
  • Compra nacional e importação – quando não há trocas de informações para a busca das melhores oportunidades de negócios. Cada departamento se importa apenas com o seu próprio nariz;
  • Importador e despachante aduaneiro – quando um excesso de confiança é depositado no despachante, sendo o importador apenas um mero pagador de valores;
  • Exportador e agente de carga – quando o único interesse é buscar uma margem adicional no serviço, sem se importar com o nível de serviço e controle de custos para o importador.

Quando os interesses pessoais são maiores que os da empresa, o resultado será sempre uma importação custosa para o empresário brasileiro.

Enganos mortais na importação 

Há na importação várias crenças que se tornam enganos mortais. Mortal pois pode colocar em risco a saúde financeira da empresa, além da sua própria imagem.

Os principais enganos são;

  • Agir sem planejar – simplesmente trazer sem antes fazer um planejamento financeiro, fiscal e logístico da operação.
  • Importar quantidades grandes sem fazer cenários de custo de importação – além de comprometer a liquidez de caixa, a empresa ainda corre o risco de ficar com estoques obsoletos.
  • Terceirizar a tomada de decisão para o exportador, despachante Aduaneiro ou outro elo logístico;
  • Buscar margem sem se preocupar com a qualidade;
  • Comprar ao invés de fazer parcerias com potenciais fornecedores.

Os verdadeiros propósitos com a importação

Os verdadeiros propósitos com a importação 

A importação não deve ser vista como uma vilã que rouba empregos da indústria nacional.

A importação deve ser vista como uma ferramenta estratégica que traz à indústria nacional, a competitividade que precisa para baixar os custos para o mercado interno, enquanto se torna mais competitivo na busca de mercados externos.

Nesse sentido, os principais propósitos com a importação são:

  • Tirar a dependência da indústria nacional de fornecedores locais;
  • Trazer inovação:
  • Buscar melhores margens de lucro;
  • Melhorar a previsibilidade doa prazos de entrega;
  • Melhorar o padrão de qualidade;
  • Gerar empregos diretos na importação e indiretos em outras áreas como a exportação.

Mas mais importante, o maior propósito da importação é:

Mudar realidades de empresas e pessoas, aumentando a visão de mundo e criando oportunidades de prosperidade, conhecimento e crescimento sustentável.

Somos apaixonados pela importação, pois vivemos todos os dias o ambiente de transformação que somente a importação pode trazer.

Abra sua mente e permita-se conhecer um pouco mais desse universo.

Conte conosco como uma ponte para esse novo mundo. Comece hoje. A importação já é uma realidade. Não ignore mais as oportunidades que a importação traz.

Você quer começar a importar?

Clique no botão abaixo  e preencha os seus dados que os nossos especialistas te darão um consultoria de importação gratuita. 

Receba nossa Newsletter

Envie os seus dados e receba conteúdos sobre importação e exportação.