Na Série Conceitos de Exportação, procuramos trazer assuntos que preenchem o dia a dia da exportação. Apresentamos os conceitos de forma simples e de fácil compreensão que pode ser utilizado tanto por aqueles que já exportam quanto para aqueles que ainda não exportam.
Saber os conceitos ajuda a fazer um melhor planejamento, controle e melhoria contínua, além de entregar uma exportação com excelência.
Nesse post, falaremos um pouco sobre os diferenciais competitivos que a empresa exportadora poderá oferecer aos potenciais clientes no exterior.
A ideia desse material é não esgotar o tema, mas dar informações relevantes para os profissionais da área de exportação e outros departamentos da empresa.
O início de cada prospecção comercial de exportação traz um potencial obstáculo que é a demanda de pequenos lotes. Nesse sentido, devemos nos questionar?
Sugestão: o pedido mínimo pode ser definido de acordo com as simulações de custos de exportação, visualizando o impacto de custos fixos em pequenos embarques.
Um dos principais pontos de uma exportação é o planejamento das embalagens comercial e de transporte. Podem ser aproveitadas as embalagens já existentes, havendo pequenas adaptações como reforços e proteção contra molhadura para melhor atendimento da logística de exportação. Nesse sentido, pergunte-se:
Capacidade de produção
Não inicie a prospecção de exportação, caso não tenha capacidade ociosa ou potencial de investimento com resposta rápida às demandas de exportação.
Importante: deverá haver um compromisso integral da diretoria e da produção no atendimento às demandas de exportação. Potenciais atrasos nas entregas deverão ser comunicadas de imediato ao importador para que possam ser trabalhadas opções de embarque. A transparência na exportação é sempre o melhor caminho.
Em alguns casos específicos será necessário o desenvolvimento de uma comunicação de marketing personalizada, o que demandará a criação de novos materiais de marketing ou ao menos a utilização do material já existente. Nesse sentido, devemos verificar:
Sugestão: o investimento de marketing poderá ser assumido inicialmente pelo exportador, porém a médio e longo prazo o mesmo deverá ser compartilhado entre o exportador e importador.
É possível estender as práticas de participação de feiras e eventos no Brasil para o exterior?
Sugestão: caso a empresa participe de alguma associação, a sugestão é que seja feito um contato específico para verificar as ferramentas oferecidas de incentivo para a exportação.
Em alguns casos específicos, como produtos alimentícios ou tecnológicos, é necessário o registro do produto no país de destino. Essa já é uma peneira para aqueles que tem verdadeiramente a exportação como ação estratégica. Sendo assim, devemos nos questionar antes de começar a exportação.
Normalmente utilizada para grandes vendas. Desconto está atrelada a uma negociação de quantidades maiores.
Uma das decisões mais estratégicas quando as negociações de exportação estão em fase avançada e quando as partes já conhecem o potencial uma da outra, sendo o exportador de oferecer competitividade e quantidade de produtos e o importador de colocar o produto em vários pontos de venda.
Sugestão: incluir todas as condições negociadas em contrato internacional.
Outro ponto bem estratégico na exportação, podendo ser um grande diferencial ou um grande impeditivo para o projeto de exportação.
Em algumas ocasiões, depois de uma relação comercial iniciada, podem surgir oportunidades de desenvolvimento de novos produtos em conjunto entre o exportador e importador.
Certificação de qualidade
A empresa está apta a receber a visita de potenciais clientes do exterior em suas instalações?
No momento certo da negociação, a empresa está disposta a visitar a estrutura dos potenciais clientes no exterior (com nosso apoio)?
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