Planejamento na Exportação

Planejamento na Exportação

Planejamento é uma palavra que significa o ato ou efeito de planejar, criar um plano para otimizar a alcance de um determinado objetivo. Esta palavra pode abranger muitas áreas diferentes.

O planejamento consiste em uma importante tarefa de gestão e administração, que está relacionada com a preparação, organização e estruturação de um determinado objetivo. É essencial na tomada de decisões e execução dessas mesmas tarefas. Posteriormente, o planejamento também a confirmação se as decisões tomadas foram acertadas (feedback).

Fonte: site significados

O que a empresa deve se perguntar antes de exportar

O que a empresa deve se perguntar antes de exportar

São muitas as dúvidas que uma empresa tem antes de começar o processo de exportação. 

Alguns erros comuns que ocorrem no processo de iniciação da exportação em uma empresa são:

  • Exportar o excedente;
  • Exportar somente quando o dólar estiver favorável;
  • Direcionar um profissional que não é da área para cuidar da exportação;
  • Criar expectativas muito altas, sem direcionar esforços e recursos necessários para a maturação do processo de exportação;
  • Aguardar resultados expressivos, sem o investimento prévio na exportação.

Antes de começar a exportar, a empresa deve se perguntar:

  • A empresa está preparada para a implantação de uma cultura exportadora?
  • Financeiramente a empresa está disposta a efetuar possíveis mudanças nos processos e produtos para atender exigências dos importadores ou do mercado?
  • Os recursos humanos disponíveis são suficientes ou há a necessidade da contratação de mão-de-obra especializada?
  • A empresa conhece os concorrentes de seu produto no mercado internacional?
  • Haverá alguma necessidade de adaptação do produto, com relação aos hábitos, religião e clima do país importador?
  • Quais são as vantagens de seu produto frente à concorrência no mercado importador?
  • Caso haja necessidade de assistência pós-venda, tal setor está devidamente preparado para atuar em mercados estrangeiros?
  • A capacidade de produção é suficiente para atender a demanda interna e externa ou há necessidade de investimentos em infraestrutura?
  • A empresa está estruturada para absorver novas tecnologias para a produção de produtos mais competitivos no mercado mundial?
  • Que mercados são mais favoráveis para os produtos?
  • Para que determinado lucro seja obtido com a exportação, a que preço deve ser vendido o produto?
  • Na logística internacional haverá a necessidade de desenvolvimento de embalagem comercial e de transporte específico para o produto?
  • Quais são os possíveis canais de distribuição para o produto?
  • As matérias-primas e componentes utilizados na fabricação do produto atendem às especificações técnicas do país do importador?
  • As normas de qualidade utilizadas atualmente são suficientes ao nível internacional?
  • O tamanho e dimensões do produto e embalagem são aceites pelo mercado comprador?
  • Qual sistema de transporte é mais recomendado para o produto? A empresa está ciente de suas vantagens e desvantagens?
  • As instruções para o uso e as informações do produto estão na língua do país importador ou em outro idioma aceito?
  • A empresa tem pleno conhecimento do público-alvo que deseja atingir no mercado externo?
  • Com a exportação, a empresa manterá custos de produção aceitáveis?
  • A empresa tem conhecimento da necessidade de etiqueta ou rótulo especial para o produto?
  • Os custos de um processo de exportação estão bem claros?
  • Quais são as possíveis barreiras para a exportação?
  • Há pleno conhecimento dos benefícios fiscais e documentos envolvidos no processo de exportação?
  • A empresa está familiarizada com as formas de pagamento no mercado internacional em vista de se evitar possíveis riscos comerciais na operação?
  • A empresa possui informações dos possíveis prestadores de serviços, tais como despachantes aduaneiros, bancos, transportadores, agentes de carga, seguradoras, etc.?
  • A empresa está disposta a arcar com as despesas no envio de amostras, mesmo que não haja efetivação da exportação?
  • Os fornecedores têm capacidade de atender as demandas de matéria-prima quanto à quantidade e qualidade?
  • Há conhecimento claro das formas de internacionalização da empresa, suas vantagens e desvantagens?
  • A legislação nacional e de outros países trazem alguma restrição quanto à exportação dos produtos da empresa?

 

Como determinar o produto a ser exportado

Como determinar o produto a ser exportado? 

Além do desejo de exportar a empresa precisa ter em mente quais produtos da sua linha de produção seriam os mais indicados para se efetuar a exportação. Deve considerar a preferência dos consumidores e características particulares dos países alvos. Por isso, tona-se necessário realizar uma análise de viabilidade e também uma pesquisa de mercado (descritas a seguir), que determinarão o potencial do produto no (s) país (es) alvo (s).

Também, após identificar o produto e os países alvos, a empresa exportadora (caso deseje permanecer no mercado internacional) deverá adaptar parte de sua linha de produção para gerar, de forma sistemática, os bens exportados. 

Análise de Viabilidade de exportação

Exportar é um grande passo, mas para que se concretize é necessário estabelecer planos e etapas que deverão ser cumpridas durante o processo. Uma das etapas iniciais e também mais importante é a Análise de Viabilidade de Exportação. Esta análise visa aumentar o grau de sucesso na exportação através do conhecimento do cenário internacional do seu produto, sendo determinante ainda para as próximas etapas da exportação.

A Análise de Viabilidade da Exportação proporciona um conhecimento geral sobre o mercado internacional de seu produto, demonstrando se ele está sendo importado, por quem, se está sendo exportado pelo Brasil, por que meios e a que preço. Isso irá demostrar se o produto é demandado no mercado internacional e, consequentemente, aumentará as chances bons resultados na exportação.

Análise dos concorrentes na exportação

A principal vantagem da Análise de Concorrentes na Exportação é saber exatamente quais produtos e para quais mercados seu concorrente exporta e importa. Tão importante quanto olhar para dentro do próprio negócio é saber como seu concorrente atua.

A Análise da Concorrência permite conhecer seus principais concorrentes e estratégias, pontos fortes e pontos fracos e dispor de informação competitiva que proporcionará um conhecimento mais sistematizado do mercado em que se pretende atuar no exterior, tomando decisões mais assertivas e eficazes para o planejamento de exportação.

Estudo de mercados externos

A pesquisa de mercado é importante, pois com ela é possível desenvolver uma estratégia de inserção de seu produto no mercado alvo. Através da pesquisa, procura-se conhecer com maior profundidade o (s) país (es) que se pretende exportar, analisando o tamanho do mercado, suas tendências, os concorrentes e possíveis clientes. Com a coleta e análise destas informações é possível dispor de conhecimento relevante sobre seu campo de atuação, o que levará a descobertas das oportunidades do (s) mercado (s) e consequentemente vantagem competitiva na hora de sua colocação no país.

A empresa está preparada para exportar

A empresa está preparada para exportar?

É  crescente o interesse e a necessidade das empresas exportarem. Apesar de ser um assunto que tem sido tema de várias discussões, ainda é pouco explorado pelas empresas brasileiras. Atingir os mercados externos é uma tarefa árdua para a maioria das empresas que se aventuram no mundo globalizado.

Antes de efetivamente lançar uma ação voltada para os mercados externos, a empresa deverá:

  • Entender as grandes diferenças entre as operações no mercado interno e externo principalmente com relação aos prazos, quantidade de documentos, procedimentos, garantias, aspetos culturais e de negócios;
  • Conhecer os principais conceitos que envolvem um processo de exportação como: formas de pagamento, garantias, Incoterms, modais logísticos entre outros;
  • Analisar a concorrência e verificar se já exportam. Caso positivo, é interessante buscar informações para onde exportam, quais foram as dificuldades enfrentadas, as estratégias utilizadas e os mercados que atuam;
  • Analisar o macroambiente verificando questões como situação econômica mundial, situação dos principais países de destino e variação do dólar;
  • Verificar se a empresa tem capacidade ociosa de produção ou está apta para investir no aumento da produção voltada para a exportação;
  • Ter o comprometimento de todos os departamentos da empresa que serão essenciais para o sucesso do projeto. A exportação não pode ser uma atividade de um único departamento;
  • Reconhecer que o processo de exportação traz resultados a médio e longo prazo. É necessário que a empresa tenha um pensamento e ação estratégica para que possa estruturar a empresa a curto prazo e colher frutos a médio e longo prazos;
  • Estar aberta a possíveis adequações dos produtos e embalagem de acordo com a necessidade de cada mercado externo;
  • Ter um orçamento que possa permitir o desenvolvimento das fases iniciais do projeto onde normalmente não há receitas com a exportação;
  • Contar com a ajuda um profissional da área ou de empresa profissional que poderá minimizar as dificuldades enfrentadas na busca de novos mercados externos.
Como podemos ajudar IBSolutions.png
 

Dica do especialista: planejamento é tudo na exportação. Hoje em dia, além do planejamento estratégico e logístico, a empresa também deve estar bem atenta ao planejamento financeiro e tributário.

Nós do Grupo IB contamos com ferramentas que te ajudarão a entender melhor os mercados externos que sua empresa poderá atuar.

Tenha acesso a informações de mercados, produtos, concorrentes e saia na frente dessa corrida global.

Saiba mais como podemos ajudar em seus projetos de exportação, entrando em contato com nossos consultores.

Fale Conosco!

Preencha os seus dados que os nossos especialistas te darão um consultoria de importação gratuita.

Você quer começar a importar?

Clique no botão abaixo  e preencha os seus dados que os nossos especialistas te darão um consultoria de importação gratuita. 

Receba nossa Newsletter

Envie os seus dados e receba conteúdos sobre importação e exportação.