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Oportunidade de Importação para as pequenas empresas

Oportunidade de Importação para as pequenas empresas

A importação ainda é um tema desconhecido no meio empresarial. Há pouco conhecimento e informação para boas tomadas de decisão e aqueles que os possuem, pouca compartilham.

Muitas empresas ainda pensam que a importação está somente disponível para médias e grandes corporações. É preciso quebrar paradigmas. Alguns dos principais paradigmas sobre a importação são:

  • A importação demanda um alto investimento;
  • É preciso sempre trazer um container fechado;
  • É burocrático;
  • A comunicação com o fornecedor estrangeiro é complicada;
  • Leva muito tempo.

Entretanto, é importante destacar que nos tempos atuais, com todas as ferramentas e informações disponíveis, é possível que o mundo do comércio internacional seja acessado por pequenas empresas.

Ao longo do artigo, iremos trazer pontos que irão clarear melhor as oportunidades de Importação para as pequenas empresas.

A realidade das pequenas empresas

As pequenas empresas são o resultado de sonhos de empreendedores que iniciam suas atividades por necessidade ou por meio de oportunidades. Normalmente são caracterizadas por:

  • Pequeno número de funcionários;
  • Estrutura enxuta;
  • Familiares trabalhando na empresa;
  • Baixo faturamento;
  • Problemas com fluxo de caixa;
  • Poucas opções de crédito;
  • Falta de conhecimento nas diversas áreas;
  • Não separação da pessoa jurídica das pessoas físicas;
  • Desconhecimento do custo e margens de lucro.

Há muita vontade para fazer o negócio dar certo, mas pouco tempo e capital disponível para buscar melhorias e opções de fornecedores e prestadores de serviço na importação.

As vantagens das pequenas empresas

As vantagens das pequenas empresas

Nem tudo são impeditivos para o crescimento da pequena empresa. Comparada à média e grande empresa, as pequenas empresas possuem:

  • Um canal de decisão mais rápido, pois têm menos níveis hierárquicos;
  • Questões financeiras são tratadas diretamente pelos donos da empresa, ou seja, o mesmo que paga é aquele que está perto da operação;
  • A necessidade faz com que esteja aberta a novas oportunidades;
  • A empresas mantêm o foco, pois tem poucos recursos disponíveis;
  • O tempo de resposta muitas vezes é mais ágil;
  • Por ter uma gama menor de clientes, pode permitir-se a estar mais próximo deles.

Esses são pontos essenciais para o sucesso de projetos de importação, principalmente quando o assunto é sobre oportunidade com redução de custo.

A tomada de decisão também é algo primordial para um bom embarque de importação. Por outro lado, por haver muito desconhecimento sobre os procedimentos de importação, é essencial que a pequena empresa busque ajuda de profissionais da área de importação.

As oportunidades com a importação para as pequenas empresas 

O mundo de negócios tem mudado. As negociações estão indo para o mundo online. Os tradicionais distribuidores estão perdendo força e os fornecedores de fora do Brasil estão de olha no grande mercado interno que temos aqui.

Grandes corporações, muitas vezes, traçam suas estratégias em busca de negócios maiores, abandonando nichos de mercados e é aí que as pequenas empresas entram.

A pequena empresa que conhece bem o seu produto e mercado tem a frente uma grande oportunidade com a importação.

A importação oferece para a pequena empresa:

  • Oportunidade de diminuir a dependência dos fornecedores do mercado interno;
  • Oportunidade de compra direto com fabricantes e não mais distribuidores;
  • Oportunidade no aumento do portfólio de produto;
  • Oportunidade com diminuição da dependência de mão de obra local;
  • Oportunidade com o acesso a novas tecnologias;
  • Oportunidade de acesso a novos serviços como Finimp – financiamento de importação.

A questão é como que cada empresa enxergará e executará essas oportunidades que surgem. E isso está muito conectado com o perfil de cada empresário.

Obstáculos para a Importação das pequenas empresas

Obstáculos para a Importação das pequenas empresas

Mesmo com tantas oportunidades, ainda pairam dúvidas sobre alguns pontos que podem ser grandes impeditivos para a importação de pequenas empresas, tais como:

  • Quantidade;
  • Investimento;
  • Tributação;
  • Conhecimento.

A pequena empresa irá dar um passo na importação se tiver total desconhecimento – e nesse caso é um verdadeiro aventureiro – ou se estiver totalmente seguro com as informações certas para tomadas de decisões mais assertivas.

As pequenas empresas não podem se dar ao luxo de dedicar um grande montante de capital para um único pedido de compra, no caso uma importação. É por esse motivo, que abaixo vamos discutir pontos essenciais para o sucesso das importações das pequenas empresas.

A importação de pequenos lotes

Muitos empresários ainda têm na cabeça que uma importação demanda trazer um container cheio de mercadorias. Se fosse isso, teríamos o seguinte cenário:

  • Alto investimento;
  • Alto estoque;
  • Necessidade de contratação de frete cheio (container) e equipamento rodoviário dedicado (transporte interno do porto até o local do importador);
  • Possibilidade de o estoque ficar obsoleto.

Por outro lado, quando se diminui muito a quantidade embarcada, nos deparamos com as seguintes questões:

  • Aumento do custo unitário do produto;
  • Perda do poder de barganha com os fornecedores;
  • Aumento do tempo de viagem da mercadoria;
  • Diminuição da segurança da carga pois há maior movimentação e manuseio.

Toda essa questão pode ser resolvida por meio do planejamento da importação de pequenos lotes. E com isso não queremos dizer apenas trazer pequenas quantidades e aceitar o custo unitário final maior de importação. É preciso a movimentação dos elos da cadeia logística internacional para que um processo de pequena quantidade tenha um bom desempenho em termos de custo de importação.

Sendo assim, definimos a importação de pequenos lotes como:

A negociação da demanda anual com o fornecedor, adequando a forma de pagamento ao momento da empresa importadora e utilização de ferramenta logística na origem de consolidação de carga com outros importadores ou até mesmo a importação de mercadorias de mais de um fornecedor.

Note que para pequenas importações precisamos utilizar:

  • Ferramentas de negociação com o fornecedor para não se perder poder de barganha;
  • Estar atento à diluição de custos mínimos e fixos na importação e para isso são utilizadas ferramentas de consolidação na origem e de desconsolidação no destino.

O planejamento financeiro da importação

O planejamento financeiro da importação 

Atualmente, a importação é sinônimo de planejamento financeiro e tributário. No que diz respeito ao planejamento financeiro, a empresa importadora tem que ter em mente que para ter um bom fluxo de embarques de importação, provavelmente haverá 3 lotes em andamento, sendo um em produção, um em viagem e o outro sendo liberado aqui no Brasil. 

Isso significa, que deverá haver uma visualização prévia dos valores envolvidos em cada importação e um conhecimento muito apurado do montante a ser pago em cada etapa dos embarques de importação. Os principais momentos de pagamento em uma importação são:

  • Pagamento antecipado ao fornecedor para poder iniciar a produção;
  • Pagamento antecipado ao fornecedor para poder embarcar – pagamento do saldo do valor anterior;
  • Pagamento dos impostos quando as mercadorias chegam no Brasil;
  • Pagamento do frete internacional, armazenagem e demais custos com a chegada das mercadorias no Brasil.

Adicionalmente, como a mercadoria e alguns serviços estão em moeda estrangeira (normalmente dólar e euro), haverá várias taxas de conversão de moeda estrangeira. As principais são:

  • Taxa de conversão do pagamento ao fornecedor – normalmente é o valor do momento do fechamento do câmbio (documento que formaliza o pagamento ao fornecedor) mais uma pequena variação que é o ganho do banco. Para essa operação é utilizado o dólar comercial;
  • Taxa para pagamento dos impostos – utilizada a PTAX do Banco Central. A taxa é a de fechamento do dia anterior ao registro da DI;
  • Taxa de pagamento do frete internacional e demais despesas em moeda estrangeira – cobrada normalmente pelo agente de cargas. Podem utilizar o valor do dólar no momento da chegada no Brasil mais uma variação (spread) ou outra forma, de acordo com o que foi acordado com o importador.

Antes de entrar em uma importação, a pequena empresa precisa receber uma planilha de custo de importação que traz em detalhes todos os custos envolvidos no processo.

Adicionalmente deverá saber os momentos que esses valores deverão ser pagos para poder se preparar melhor. O atraso nos pagamentos pode trazer custos adicionais ao processo.

Abaixo disponibilizamos um exemplo de projeção de custo de importação.

projeção de custo de importação

A tomada de decisão na importação

A tomada de decisão na importação 

Importar é tomar decisão a todo momento. Não tomar uma decisão na importação já é uma decisão tomada.

As decisões são tomadas desde antes da empresa decidir entrar no mundo da importação e até depois das mercadorias chegarem em seu local. Normalmente as maiores decisões que um importador deve tomar são:

  • Entrar ou não na importação;
  • Valor a ser investido;
  • Produto a ser importado;
  • Risco que está apto a correr;
  • Parceiros logísticos que irá trazer para o processo;
  • Melhor momento para importar;
  • Padrão de qualidade que quer para seu produto importado.

Todas são decisões importantes e que levam sempre ao cumprimento dos prazos, custos e qualidade ou à geração de atrasos, problemas com qualidade e aumento de custo.

É natural que pela falta de conhecimento, o importado acaba colocando à frente das tomadas de decisões, a empresa de consultoria internacional ou até mesmo o despachante aduaneiro ou agente de cargas.

Mas com o tempo, a grande oportunidade é que esse parte desse conhecimento seja adquirido e que o próprio importador passe a tomar as decisões na importação.

Outra questão importante é saber diferenciar as decisões operacionais que podem ser tomadas pela equipe interna e as táticas e estratégicas que já deve envolver necessariamente a alta gerência.

Indicadores de Performance 

Para saber se o um embarque de importação está sendo bem executado, o importador deverá usar KPI´s (Indicadores de desempenho). Abaixo sugerimos alguns.

  1. Custo estimado x custo realizado;
  2. Prazo estimado x prazo efetivo da operação;
  3. Ausência de problemas documentais e de informações;
  4. Cumprimento do padrão de qualidade dos produtos.

Dicas úteis 

Com meu carinho, nós do Grupo IB, abaixo destacamos alguns pontos importantes para o sucesso da importação de pequenas empresas (e médias e grandes também).

  • Seja fiel ao seu modelo de negócio, mas esteja aberto a novas oportunidades;
  • Não esqueça que você conhece o mercado onde atua e isso vai te ajudar muito no desenvolvimento da importação;
  • Sempre trabalhe com planejamento – informação de forma antecipada e simulações de cenários de importação;
  • Invista em conhecimento e não comente contrate serviços na cadeia logística internacional;
  • Não entre no mundo da importação deixando que a palavra BUROCRACIA seja a que prevalece. Coloque na sua mente que as OPORTUNIDADES são muito maiores que a burocracia;
  • Cerque-se de pessoas com o conhecimento de importação;
  • Promova parcerias com fornecedores e não somente compre;
  • Sempre questione. Nunca aceite um NÃO na importação.

Dizemos tudo isso, pois ao longo desses muitos anos no comércio exterior, já vimos de tudo. E o que mais nos entristece é ver grandes oportunidades para as pequenas empresas serem perdidas por omissão ou erro de terceiros.

Há um mundo de oportunidades com a importação – literalmente.

Como podemos ajudar?

Como Grupo IB, podemos ajudar as pequenas e médias empresas nos seguintes aspectos:

  • Estruturação da importação;
  • Análise de viabilidade de importação;
  • Estudo de mercados fornecedores;
  • Levantamento e seleção de potenciais fornecedores;
  • Estruturação da cadeia logística internacional;
  • Coordenação de embarques de amostra e lotes formais.

Além disso, por meio de ferramentas como negociação conjunta de projetos de importação, consolidação de cargas e planejamento tributário e financeiro, podemos transformar as oportunidades em realidade para as pequenas empresas.

 
 

 

 

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