Muito além do que simplesmente ampliar suas vendas e expandir a sua rede de consumidores globalmente, entrar no comércio internacional vai permitir a sua empresa entrar em contato com novos fornecedores e clientes, desenvolvendo novas formas de fazer negócio.
No longo prazo, trata-se de uma experiência que poderá ser determinante para a melhoria de processos e produtos da sua marca, ajudando a destacar a sua empresa nos mercados tanto nacional, quanto internacional.
Mas não se iluda: é um processo
Por isso, o sucesso da sua empresa no comércio internacional será diretamente proporcional aos esforços em planejamento e preparação prévios.
A seguir você confere mais sobre o que é o comércio internacional, como se lançar nesse mercado, quais os riscos e vantagens dessa decisão, além de algumas dicas para te ajudar nesse processo.
Vamos lá?
Por comércio internacional entende-se a compra e venda de produtos e serviços entre empresas e clientes situados em diferentes países. A exportação e importação são os principais representantes do comércio internacional.
Com o advento da globalização e de práticas com o outsourcing, o comércio internacional tem conquistado um número cada vez maior de empresas ao redor do mundo e já responde por uma importante parcela do PIB de diversos países.
É importante não confundir o conceito de comércio internacional e o de comércio exterior. Enquanto o primeiro se refere às práticas comerciais conduzidas pelas empresas, o segundo abarca a normas, leis e regras que regem esse comércio internacional em cada país implicado nesse comércio.
Definir um plano de ação é o primeiro passo para garantir que a sua empresa estará preparada para encarar os desafios do comércio internacional, e isso quem afirma é o próprio SEBRAE.
Para isso, estude o perfil do mercado em que a sua empresa deseja ingressar, analisando os dados dos potenciais consumidores e concorrentes locais. Será igualmente necessário se inteirar sobre a legislação do país e sobre as barreiras tarifárias, que possam afetar o produto ou serviço oferecido pela sua marca.
Outro desafio que a sua equipe deve ter em mente no momento do planejamento é a busca por fornecedores locais, que atendam aos requisitos da sua marca e que possam facilitar a sua atuação no mercado alvo.
Por fim, antes de começar a operar de fato no comércio internacional, será preciso ainda lidar com a burocracia brasileira. Qualquer empresa que deseje operar com importação e / ou importação deve obter o registro no RADAR (Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros) junto à Receita Federal.
Planejamento
A inserção no comércio internacional demanda muito planejamento. Não só logístico, mas também financeiro, contábil e fiscal.
Planejamento logístico: entender mais sobre seu produto, peso, embalagem de transporte, quantidade que cabe dentro de um container, padrão de custo, opções logísticas, pedido mínimo entre vários outros pontos.
Planejamento contábil e fiscal: buscar a melhor configuração da empresa em termos de regime tributário, localização da matriz importadora e exportadora, benefícios fiscais, drawback entre outras ações.
Planejamento financeiro: financiamentos, fluxo de caixa, diluição de custos fixos e mínimos, custos extras.
A análise de concorrência reúne muito mais do que informações dos seus concorrentes. Ela é uma fonte de oportunidades que farão com que você conquiste mais market share.
Para começar a análise de concorrentes e mercados externos na Importação, a pesquisa deve buscar responder as seguintes perguntas:
A escolha do mercado externo pode ser guiado pelos pontos abaixo.
Abaixo listamos alguns critérios para seleção e desenvolvimento de fornecedores na importação.
Há várias outras formas para desenvolver clientes e fornecedores no exterior. Independentemente do meio escolhido, o importante é que o processo seja feito com toda segurança para que as transações comerciais posteriores transcorram de forma tranquila.
Conselho do especialista: o mercado sempre está falando. A questão é: você está ouvindo? Independentemente por onde vai começar a importar ou exportar, apenas dê o primeiro passe. Comece a respirar comércio internacional e esteja preparado para as oportunidades grandiosas que estão por vir.
Questione, aja e conquiste.
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