O numerário é um documento que traz todos os valores (ou quase todos) que o importador deverá pagar na importação. Normalmente ele é emitido pela empresa de consultoria e gestão de importação ou pelo despachante aduaneiro antes da chegada das mercadorias no Brasil.
Uma vez que os valores são consolidados em um único elo, fica mais fácil a gestão dos pagamentos dos demais elos logístico e dos impostos que é feito à Receita Federal.
Ele serve simplesmente para concentrar os pagamentos em uma única empresa. Essa no que lhe concerne pagará todos os custos ao longo da cadeia de importação. Por fim, receberá os comprovantes de pagamento de cada serviço executado na importação.
Por ser uma previsão de despesas, normalmente se usa uma taxa de moeda estrangeira um pouco acima da cotação do dia.
Em casos extremos, quando há uma diferença muito grande de valores, principalmente pela variação cambial, é solicitado um numerário adicional.
A contabilidade tem que enxergar esse movimento como antecipação a fornecedores e posteriormente liquidar a operação com cada um dos comprovantes de pagamento.
É um documento que normalmente transita entre o departamento de importação e o financeiro.
O atraso no pagamento do numerário poderá acarretar despesas extras, como armazenagem. Por isso, o importador deve estar muito atento ao momento de chagada das mercadorias no Brasil.
Para melhor entendimento do tema, estruturamos esse post em formas de perguntas.
Antes do numerário deve vir uma simulação de custo de importação, normalmente baseada na Invoice e Packing List do embarque.
O numerário é emitido após o embarque e antes da chegada das mercadorias no Brasil.
Porque há uma variação cambial que irá afetar diretamente o valor total do numerário, principalmente na questão de impostos. E também para não haver um custo de capital pelo simples fato de a empresa retirar o valor do fluxo de caixa, sendo que poderia estar utilizando para outros fins.
O numerário serve para que a empresa de consultoria e gestão de embarque de importação ou o despachante aduaneiro façam a gestão de pagamentos dos custos da importação com a Receita Federal, demais órgãos e com os elos logísticos.
O numerário não deve ser o cálculo para a previsão de custos. Isso, pois nesse estágio da importação, a decisão sobre a viabilidade de custo já deveria ter sido tomada. Antes de embarcar devemos ter a certeza que é viável financeiramente e não na chegada da mercadoria no Brasil.
O numerário não é o custo total de importação, pois não abrange todos os custos e não reflete as taxas de conversão de moeda estrangeira utilizada nos diversos momentos da importação.
O numerário pode ser emitido pela empresa de consultoria e gestão de embarque de importação ou o despachante aduaneiro.
O importador, baseado na simulação de custo previamente realizada.
Observação: para fins de proteção contra grandes variações, é normalmente utilizada uma margem na taxa de conversão da moeda estrangeira. Algo em torno de R$ 0,10 a R$ 0,15 ou um percentual – 2 a 3%.
Observação: a taxa de moeda estrangeira utilizada para fins de pagamento dos impostos na DI ou DUIMP é a de fechamento do dia anterior que pode ser consultada no Siscomex.
Depois da chegada das mercadorias no armazém de despacho, tendo presença de carga no sistema.
Normalmente quando há diferença a favor do importador, ou seja, o valor enviado foi superior às despesas pagas, o valor é devolvido ao final do embarque de importação, juntamente com o fechamento de custos e os comprovantes de pagamento.
Observação: caso no momento do registro da DI não houver valor suficiente para pagamento dos impostos e demais custos, um numerário complementar poderá ser demandando. A grande questão é que pode trazer atrasos no registro e por consequência na liberação do processo.
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