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Logística, formas de pagamento e documentos de exportação

Na Série Conceitos de Exportação, procuramos trazer assuntos que preenchem o dia a dia da exportação como por exemplo documentos de exportação. Apresentamos os conceitos de forma simples e de fácil compreensão que pode ser utilizado tanto por aqueles que já exportam quanto para aqueles que ainda não exportam.

Saber os conceitos ajuda a fazer um melhor planejamento, controle e melhoria contínua, além de entregar uma exportação com excelência.

Nesse post, falaremos um pouco sobre formas de pagamento, modais logísticos e documentos de exportação. Especificamente sobre formas de pagamento, indicaremos apenas aquela que é mais adequada ao exportador.

A ideia desse material é não esgotar o tema, mas dar informações relevantes para os profissionais da área de exportação e outros departamentos da empresa.

Formas de pagamento na exportação

A forma de pagamento na exportação é como um cabo de guerra. Quando está bom para exportador, não estará tão bom para o importador, pois envolve riscos. Para o exportador há somente uma forma de pagamento aceitável a priori.

  • Pagamento antecipado – ocorre antes da produção e/ou antes do embarque 
    • Exemplos
      • 100% antes da produção
      • 30% antecipado e 70% antes do embarque 
      • 100% com o produto finalizado, mas antes de carregar na fábrica
  • Pagamento à vista – ocorre depois que a mercadoria está produzida, mas antes da saída da mercadoria do local do exportador 

Eventualmente poderá haver outras formas de pagamento aceitável, que envolve risco ao exportador, como por exemplo, pagamento a prazo, ou seja, depois que a mercadoria deixou a empresa. Para isso recomendamos o uso das seguintes ferramentas:

  • Seguradora de crédito à exportação;
  • Carta de crédito.

Observação: mesmo o envio de documentos via banco não dá garantia de recebimento ou até mesmo de protesto, caso não haja o uso das ferramentas acima mencionadas.

Documentos de exportação

Documentos de exportação

Os documentos da exportação podem ser classificados em 3 etapas do processo, sendo:

  1. Documentos de negociação;
  2. Documentos de embarque;
  3. Documentos de despacho.
 

De forma simplificada, temos os seguintes documentos na exportação:

  1. Documentos de negociação

Essa fase é o momento em que o exportador e importador estão negociando as condições de compra e venda. 

Proforma invoice – funciona como uma cotação. O importador utiliza para fazer pagamento antecipado ou para abrir carta de crédito. Deve trazer todas as condições negociadas como: valor, prazo de produção, validade da cotação, descrição do produto, peso e medidas (quando disponível) entre outras informações. Esse documento fica apenas na fase da documentação.


       2. Documentos de Embarque 

A fase de embarque é quando a mercadoria já está pronta e é carregada no local do exportador e levada até o (aero) porto e ponto de fronteira.

Fatura Comercial – é a proforma depois que é confirmada o pedido pelo importador. Emitido pelo exportador. Segue com a mercadoria para liberação do importador no destino.

Packing List – lista de volumes que indica pesos e medidas das caixas. Emitido pelo exportador. Segue com a mercadoria para liberação do importador no destino.

Conhecimento de Embarque (Transporte) – documento que comprova o embarque em bom estado das mercadorias. Emitido pelo agente de cargas.

Certificado de Origem – documento que possibilita ao importador ter redução do imposto de importação, de acordo com a classificação fiscal do produto. Nem todo embarque terá esse documento. Emitido por entidades como CIESP.

Nota Fiscal de Exportação – funciona como a Invoice em âmbito nacional. Emitido pelo exportador. Não segue com a mercadoria. Fica na aduana de origem.

        3. Documentos de despacho

A fase de despacho se inicia depois da chegada da mercadoria no (aero) porto ou ponto de fronteira.

DUE – Declaração única de Exportação – documento emitido no Sistema Integrado de Comércio Exterior de controle da Receita Federal com todos os dados da exportação.

Modais de transporte

Modais de transporte

Trataremos os possíveis modais de transporte para envio de amostra e embarques formais.

  1. Amostras
  • Aéreo Courier – porta a porta. Empresa como UPS, Fedex e DHL.
  • Rodoviário/marítimo para configurações de carga maiores (peso e volume)
    • Exemplo: material para feira ou exposição.

  1. Exportações formais – pedidos

  • Aéreo – para mercadorias pequenas e leves e com demandam pouca movimentação.
    • Usado em casos extremos, devido ao alto custo com o frete internacional.
    • Necessidade do transporte rodoviário nacional como apoio de entrega no aeroporto de origem.

  • Rodoviário – usado muito entre países fronteiriços como Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia e até mesmo para Chile.
    • Usado para todo tipo de mercadoria, peso e volume.

  • Marítimo LCL – mercadoria mais pesada e volumosa que não tem como enviar aéreo
    • Necessidade do transporte rodoviário nacional como apoio de entrega no porto de origem.

  • Marítimo FCL– mercadoria em quantidade suficiente para se enviar um container dedicado.
    • Necessidade do transporte rodoviário nacional como apoio de entrega no porto de origem.

Elos da cadeia logística 

Quem são as empresas que a exportação deverá contatar em cada um dos momentos da venda e da logística?

  • Despachante aduaneiro
    • Papel: emissão de documentos e liberação das mercadorias na origem junto à Receita Federal.

  • Agente de carga
    • Papel: transportadora internacional que contrata o caminhão, o espaço no navio ou no avião.

  • Banco
    • Papel: intermediário para recebimento dos pagamentos de exportação.

  • Transportadora do mercado interno
    • Papel: responsável pelo transporte do local do exportador até o ponto dentro do mercado nacional, negociado com o importador.

  • Entidade certificadora
    • Papel: emissão de certificado de origem para fins de redução do imposto de importação na entrada das mercadorias no país de destino.
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