fbpx

IBSolutions



A Importação e o Departamento de Engenharia (ou Desenvolvimento de Produtos)

Esse post foi desenvolvido especialmente para você profissional de engenharia.

Nós do Grupo IB temos o DNA importador e de desenvolvedor de produtos e temos uma grande inclinação para um trabalho conjunto com o Departamento de Engenharia e admiração por seus profissionais, pois entendemos que é o Departamento de Engenharia que dita o grau de inovação de uma empresa.

Iremos trazer alguns pontos importantes como a importância do Departamento de Engenharia e P&D na dinâmica da importação, o perfil do profissional, desafios e oportunidades.

Em outros materiais traremos ferramentas que irão potencializar o trabalho do Departamento de Engenharia por meio da importação.



A importância do profissional de engenharia no processo de importação

Costumamos dizer que a importação é uma miniempresa, pois acaba envolvendo todos os departamentos de uma empresa. Assim como os demais departamentos, o de Engenharia tem uma importância estratégica, pois ditará o grau de inovação da corporação, assim como poderá trazer vantagens competitivas perante a concorrência.

De acordo com o site Portal da Indústria, Engenharia é a área de atuação que se dedica a oferecer soluções práticas para problemas concretos. O trabalho do(a) profissional formado(a) em engenharia é criar soluções planejadas e sejam viáveis econômica e tecnicamente, então é preciso conhecer a fundo o tema daquele projeto.

Nesse sentido, o profissional de engenharia pode e deve contar com a importação com uma ferramenta essencial na busca dessas soluções.

O seu conhecimento técnico, da política da empresa, das necessidades, da política da qualidade e de outros aspectos vivenciados no dia a dia da empresa fazem do Departamento de Engenharia, uma área estratégica.

Em todo processo da engenharia há vários fatores envolvidos. Quando incluímos a importação, o processo de decisão acaba trazendo novos aspectos. 

Novos requisitos para o profissional de engenharia

De acordo com o Portal da Indústria, com a demanda pela profissão e oferta de vagas com boas remunerações, fica clara a necessidade de uma renovação nas habilidades dos profissionais graduados em engenharia, unindo o conhecimento técnico e científico às competências pessoais esperadas pelo mercado de trabalho.

A indústria e as empresas esperam que os estudantes de engenharia desenvolvam características de liderança e de trabalho em equipe, empreendedorismo e conhecimentos gerais em áreas consideradas não científicas.

O domínio dessas habilidades vem se mostrando, cada vez mais, como uma tendência mundial para formação de engenheiros com um perfil empreendedor e inovador para propor novas e melhores soluções.

Fatores de decisão em um processo de importação

Fatores de decisão em um processo de importação

O engenheiro, assim como os demais profissionais da empresa, deverá tomar várias decisões ao longo do processo de importação. Abaixo listamos as mais relevantes:

  1. Análise de necessidades de mercados;
  2. Quais produtos desenvolver ou melhorar;
  3. Quais informações e documentos são necessários para validação;
  4. Determinação dos testes específicos necessários;
  5. Estudo de embalagens;
  6. Processos de homologações de produtos;
  7. Materiais a serem utilizados;
  8. Processo de produção envolvido;
  9. Amostras e protótipos.

A importação, necessariamente, traz algumas incertezas como:

  • Prazos;
  • Custos;
  • Qualidade;
  • Previsibilidade.

O Departamento de Engenharia que não tem o dia a dia da importação deverá buscar informações e conhecimento em outros departamentos ou externamente à empresa para que possa driblar essas incertezas.

Mas esse não é um processo que se constrói da noite para o dia. Entretanto, o primeiro e principal passo é a decisão em desbravar o mundo da importação na busca de benefícios para a empresa e até mesmo profissionais.

O caminho da importação traz como resultado certo um ganho de conhecimento que leva a empresa a outros níveis de negociação e de acesso a novas tecnologias e parceiros, antes inacessíveis.

O novo perfil do engenheiro e a sinergia com a importação

Importar é tomar decisão a cada segunda. É sair da zona de conforto. É desenvolver novas habilidades. É andar um campo desconhecido. É ser confrontado a cada etapa do processo de compra. É a oportunidade de realização pessoal e profissional. O mesmo pode ser dito para a engenharia.

O novo profissional de engenharia tem que falar a mesma língua do mercado que atua e estar á frente do seu tempo. Entender as regras que regem o jogo do mercado e visualizar tendências. Isso sim é um diferencial para o profissional de engenharia.

O desenvolvimento de outras competências como idiomas, trabalho em equipe, aprendizagem contínua, relacionamento interpessoal, proatividade e adaptabilidade também são importantes para o tempo atual.

O profissional para exercer a função de engenheiro com eficiência, precisa conhecer algumas características indispensáveis para o trabalho. 

O engenheiro ou desenvolvedor de produto não apenas traz novas soluções para a empresa. Precisamos levar em consideração todas as demais tarefas que envolvem o processo de desenvolvimento de um produto, como, por exemplo, qualidade, financeiro, gestão do tempo e tomadas de decisão.

As oportunidades com a importação para o Departamento de Engenharia

A importação pode e deve ser vista pelo Departamento de Engenharia como um apoio estratégico que abrirá portas de novos negócios.

Costumamos dizer que a empresa brasileira já fica com a parte ruim da importação, pois quase que 100% delas dependem da importação, ou seja, já importam direta ou indiretamente.

Importar diretamente é quando a empresa já compra no mercado de algum fornecedor nacional que importa. Nessa dinâmica, a operação de compra da empresa nacional pode ser impactada negativamente pelos seguintes aspectos:

  • Atrasos;
  • Aumento de custos pela variação cambial;
  • Aumento de custos por questões logísticas;
  • Falta de padrão de qualidade;
  • Inflexibilidade por falta de contato direto com o fabricante no exterior e prestadores de serviços da cadeia logística internacional; 
  • Inflexibilidade para mudança de quantidades compradas;
  • Outras incertezas e mudanças repentinas.

Agora, vamos trazer quais são os benefícios que a importação pode trazer para o Departamento de Engenharia e por consequência para a empresa. As principais são:

  • Aumento da base de potenciais fornecedores de materiais para os projetos de produtos;
  • Oportunidade de aquisição de novas tecnologias e novas soluções inexistentes no Brasil;
  • Maior facilidade de negociação com empresas detentoras de conhecimento, pois estão acostumadas com projetos com empresas de países de primeiro mundo;
  • Diminuição da dependência dos fornecedores do mercado interno;
  • Redução de custos para os novos projetos de produtos;
  • Melhoria dos procedimentos, pois a importação exige mais controles e planejamento;
  • Maior segurança no processo de desenvolvimento do produto, com a utilização de ferramentas na origem e no Brasil;
  • Aumento do controle da qualidade dos produtos com ações no país de origem;
  • Maior previsibilidade dos custos, apesar da variação cambial da operação.

Como nós da IBSolutions podemos ajudar o profissional de engenharia

Como dito anteriormente, nossa DNA é de desenvolvimento de produtos. Somos motivados ao trabalho conjunto com o Departamento de Engenharia por meio do compartilhamento de informações e conhecimento.

Os principais apoios que podemos dar ao Departamento de Engenharia são:

  • Visualização de tendências de mercado;
  • Levantamento de opções de produtos e fornecedores;
  • Visualização de informações dos concorrentes para melhor visualização das ações de mercado;
  • Negociação com fornecedores estrangeiros;
  • Intermediação com os demais departamentos como compras, financeiro e produção;
  • Estruturação dos procedimentos internos da importação vinculados diretamente ao Departamento de Engenharia;
  • Coordenação das etapas da importação;
  • Segurança para a tomada de decisão.

O sucesso dessa empreitada demanda uma ação conjunta entre o Departamento de Engenharia e nós do Grupo IB, mas a certeza do sucesso reside no fato que cada empresa trará ao projeto sua expertise, direcionando as energias e ações para os melhores resultados.

Você quer começar a importar?

Clique no botão abaixo  e preencha os seus dados que os nossos especialistas te darão um consultoria de importação gratuita. 

Receba nossa Newsletter

Envie os seus dados e receba conteúdos sobre importação e exportação.