Importação direta pode reduzir custos e salvar o seu negócio

Está em busca de uma alternativa para diminuir gastos e salvar a sua empresa? Continue lendo este post e veja por que Importação Direta pode ser a resposta que você estava procurando.

O mundo mudou, e o mercado também…

Atualmente o mercado global atravessa uma fase de transformação. Práticas e estratégias antes eficientes no universo empresarial, estão dando lugar a uma visão mais dinâmica e um posicionamento de mais atitude por parte de gestores e empresários na tentativa de lidar com as mudanças que o mundo inteiro vem sofrendo. Não é novidade que empresas de todos os tamanhos têm saído da sua zona de conforto para se adequar ao que chamamos há algum tempo de “novo normal”.

É preciso dançar conforme a música se não quiser ficar para trás, afinal, se a sua empresa não estiver alinhada com esse cenário, é certo que seus concorrentes estarão. Abra a sua mente para inovar em soluções, processos e principalmente estratégias.

Inovação sempre foi um quesito importante quando o assunto é o sucesso de uma empresa, com a crise ocasionada pela pandemia essa necessidade se faz ainda mais presente. É importante lembrar que quando falamos de inovação, não quer dizer que é preciso revolucionar o mercado. Em sua essência, inovar significa fazer algo como não era feito antes, introduzir novidades.

Iniciativas nascidas de uma nova visão e percepção de mercado trazem inúmeras vantagens e podem garantir a sobrevivência da sua organização.

Mais do que economia, o momento atual pede alternativas para que as empresas consigam se destacar perante os concorrentes e aumentar a sua lucratividade.

Pode ser que até agora, nada do que foi falado neste artigo seja novidade para você, o que talvez seja é o fato de que importação direta pode ser a sua salvação.

Importar matéria-prima é uma prática que pode gerar certa aversão em alguns gestores, no entanto, esse sentimento é causado pelo pouco conhecimento desse tipo de operação, além disso, maioria das empresas não sabem como funciona e quais as vantagens desse processo, por isso, iremos te mostrar que essa alternativa pode definir o futuro do negócio. 

Flexibilidade nas negociações garantem um custo menor

Como qualquer produto que vem de fora, na importação de matéria-prima também há encargos com impostos, entretanto, essa prática permite uma redução significativa de gastos, se levar em consideração o valor final pela aquisição.

Ao importar diretamente com o fornecedor estrangeiro é possível garantir melhores condições comerciais em relação a compra de matéria-prima nacional. Além disso, a tecnologia investida na produção de outros países agrega valor ao produto final que a sua empresa produz. Uma vez que a sua empresa adquire materiais com menor preço e maior qualidade, consequentemente haverá lucro.

Importação direta abre campo para fornecedores de alta qualidade e custo-benefício no exterior

Não é nenhum segredo que para atingir um bom desempenho as empresas precisam contar com fornecedores competitivos que estejam engajados em compor uma cadeia produtiva para alcançar metas e objetivos.

Algumas práticas de consulta ao portfólio, capacidade de produção e as certificações do possível fornecedor irão garantir melhores resultados. Veja outras dicas em 10 passos para um bom desenvolvimento de fornecedor.

Nesse sentido, o mercado brasileiro que ainda não é autossuficiente, encontra na importação direta a chance de negociação com fornecedores qualificados. Dessa forma, o processo de importar diretamente com o fornecedor estrangeiro abre possibilidades de um bom desenvolvimento de fornecedor.

Valor agregado da matéria-prima se torna um diferencial no seu produto

Você saberia dizer qual é o diferencial da sua empresa hoje? Isto é, por que alguém deveria optar pelo seu produto ao invés do produto de um concorrente? O uso de matéria-prima importada pode ser um ótimo diferencial no mercado.

É provável que hoje, o seu produto tenha qualidade muito semelhante aos produtos dos concorrentes, já que foram confeccionados com materiais nacionais. A importação direta permite que a sua empresa ofereça produtos aos clientes com qualidade diferenciada, já que a matéria-prima usada vem de fora do mercado brasileiro. 

Na fase de pesquisa para encontrar o fornecedor ideal de importação, além de garimpar os melhores preços e condições de pagamento, você terá a chance de avaliar a tecnologia usada na matéria-prima que irá comprar. Isso significa que existe a possibilidade de adquirir o material com qualidade e características que você acredita serem mais atraentes para o seu público e com potencial de atrair novos clientes.

Em outras palavras, o seu produto final terá um valor agregado que o fará se destacar diante dos concorrentes da categoria.

Tenha total controle da operação

Pode parecer óbvio, mas é sempre bom lembrar a importância de se planejar, essa é a única forma de se manter no controle. Antes de qualquer coisa, o primeiro passo para começar a importar é elaborar um planejamento estratégico e com antecedência, levando em consideração fatores como recursos, prazos e principalmente o objetivo que se deseja alcançar, sobretudo se você é um iniciante nesse tipo de negociação. Isso permite que tudo ocorra sem transtornos e com maior assertividade.

Um planejamento bem estruturado garante mais clareza em todas as etapas da importação, a partir disso, é possível definir as necessidades que deverão ser priorizadas para um resultado extremamente positivo.

Para garantir que tudo saia como o planejado é interessante contar com o suporte de quem é experiente e tenha expertise no assunto, que neste caso também poderá auxiliar com a documentação necessária para tal atividade.

Em caso de imprevistos durante as negociações, esse planejamento também serve como norte para voltar à rota com segurança e sem prejuízos.

Contudo, a importação direta pode gerar uma redução de custo em até 40%, salvando o seu negócio com uma margem de lucro maior.

Para entender melhor sobre o assunto…

Se ainda resta alguma dúvida que importação direta é a solução e você estava pedindo aos céus, nós da IBSolutions te convidamos para uma consultoria grátis e sem compromisso, onde poderemos esclarecer todos os pontos necessários para você começar a importar e lucrar mais com o seu negócio. Basta entrar em contato conosco dizendo que viu este conteúdo em nosso blog e gostaria de saber mais. Nossa equipe de especialistas saberá como prosseguir com o seu atendimento.

Confira na home aqui do nosso site as empresas que nós já ajudamos e junte-se a esse grupo de sucesso.