Exportar é o que importa, já dizia um grande pensador.
A exportação tem sido cada vez mais uma ferramenta estratégica das empresas que têm passado a enxergar a venda para o exterior não somente como uma válvula de escape, mas também como um diferencial competitivo perante os concorrentes.
A criação, organização, planejamento, controle e melhoria contínua do Departamento de Exportação é um dos processos mais importantes no caminho de internacionalização da empresa.
Nesse post discutiremos fatores primordiais como:
A estrutura da empresa e o volume de negócios serão fatores imprescindíveis para a justificativa da criação de um Departamento de Exportação dentro da empresa. Tal departamento deverá ter suas funções definidas dentro da estrutura da empresa, devendo funcionar de forma harmônica com os demais setores da empresa.
Se a estrutura da empresa não permitir o desenvolvimento de seu próprio Departamento de Exportação, ou o volume de negócios não o justifique, a empresa deverá optar pelas demais formas indiretas de internacionalização da empresa, como exportação por meio de Trading Company.
Caso a empresa não opte pela criação de um Departamento de Exportação independente, o departamento de marketing poderá emprestar a sua estrutura e ter controle sobre as atividades de exportação.
O Departamento de Exportação deverá ter o comprometimento dos demais departamentos, devendo servir como um condutor da cultura exportadora dentro da empresa, tornando claros os possíveis benefícios oriundos da exportação que poderão ser sentidos por todos os membros da empresa.
Caso a implantação do departamento não seja feita de forma planejada e tenha o apoio de todos, o processo poderá ser considerado como uma ameaça e poderá gerar conflitos entre os vários setores da empresa.
Um bom relacionamento dever ser desenvolvido com efetivos ou potenciais importadores, havendo uma resposta para todas as comunicações recebidas do exterior. Além disto, a empresa exportadora deverá estar em condições de atender sempre aos pedidos oriundos do exterior.
O Setor de Exportação deve estar em constante avaliação para que seja averiguado se os objetivos pré-estabelecidos estejam sendo cumpridos ou se há a necessidade na mudança das diretrizes.
Riscos iniciais deverão ser absorvidos pela empresa, pois o mercado internacional é extremamente competitivo e exige um alto grau de profissionalização. A “experiência exportadora” surgirá de forma gradual, dependendo do esforço da empresa para permanência no mercado externo.
Antes do início das atividades do departamento, os pontos abaixo deverão estar claramente definidos:
O Departamento de Exportação deve estar bem localizado dentro do organograma da empresa, reforçando a ideia de exportação como estratégia empresarial. Normalmente o setor estará diretamente ligado à presidência da empresa.
Um Departamento de Exportação no início de suas atividades pode funcionar com um quadro reduzido de profissionais. Normalmente as empresas quando iniciam suas atividades exportadoras, não apresentam uma estrutura administrativa de exportação, possuindo profissionais mais voltados para a parte comercial.
Entende-se por departamento administrativo ou operacional de exportação aquele responsável por toda a parte dos procedimentos burocráticos de exportação, abrangendo desde a confecção de fatura pro-forma até o pagamento de despesas no exterior. De forma simplificada, esta parte do setor poderá estar composta pelos seguintes profissionais:
As principais atividades desenvolvidas no Departamento Administrativo de Exportação são:
Departamento Comercial de Exportação
O Departamento Comercial de Exportação está ligado diretamente às atividades de vendas. Suas atividades englobam desde a cotação dos produtos até as atividades de pós-venda. De forma resumida, esta parte do setor poderá estar composta pelos seguintes profissionais:
As principais atividades desenvolvidas no Departamento Comercial de Exportação são:
Em algumas situações, quando as atividades e as responsabilidades não estão bem definidas entre as duas partes do Departamento de Exportação, o desenvolvimento da atividade exportadora pode ser prejudicado.
Como exemplo, podemos citar a falta de informação ao importador quanto ao seu pedido de compra, a falta de acompanhamento do recebimento de ordens de pagamento e remessa de comissões ao exterior.
Portanto, a tarefas e atividades devem estar claramente divididas entre o departamento administrativo e o comercial de exportação para que não haja problemas no dia-a-dia do setor.
O Departamento de Exportação além de ter a parte administrativa e outra comercial, poderá também ser dividido em áreas ou polos. Esta divisão será viável quando o número de países importadores ou o número de compradores for grande.
A divisão do setor comercial poderá ser feita da seguinte maneira:
A divisão do setor administrativo poderá ser feita da seguinte maneira:
Conforme descrito acima o setor administrativo poderá ter profissionais responsáveis por todo o processo de exportação ou aqueles que estarão a cargo de determinadas partes do processo.
Os polos de exportação, responsáveis por todo o processo têm a vantagem de conhecer a sistemática como um todo, mas por não apresentarem foco em uma só atividade, alguns detalhes importantes podem passar despercebidos. Por outro lado a divisão do setor conforme cada tarefa específica pode trazer a especialização, diminuindo a ocorrência de erros. A desvantagem deste método é a não visão global da exportação.
Cabe ressaltar que não há uma formação ideal e única para o Departamento de Exportação. A sua estrutura será resultado principalmente do porte da empresa e dos objetivos pré-estabelecidos.
A exportação em toda a sua sistemática não pode ser de responsabilidade única e exclusiva do Departamento de Exportação. É imprescindível que a exportação seja uma atividade integrada entre todos os demais setores da empresa, onde necessariamente há uma troca constante de informações precisas, na quantidade e momentos certos.
A integração dar-se-á à medida que as responsabilidades estiverem bem claras entre os vários departamentos. Não só a estrutura deve estar propícia para o bom desenvolvimento da atividade exportadora, mas também os funcionários devem estar bem cientes da importância de suas tarefas ao longo do processo de exportação.
O Departamento de Exportação terá relacionamento com praticamente todos os demais setores da empresa, englobando desde o setor de engenharia até o setor de pós-venda.
Uma vez definido o papel de cada setor ao longo do processo de exportação, as seguintes atividades dar-se-ão entre os setores.
Conselho do especialista: independente da forma que o departamento será organizado, apenas comece. Inicie com uma estrutura mínima, mas profissional. Apoie-se em um planejamento e conte com a ajuda de empresas especialistas em exportação.
Quer saber mais sobre importação e exportação ou de que forma podemos te ajudar?
Entre em contato conosco.
Clique no botão abaixo e preencha os seus dados que os nossos especialistas te darão um consultoria de importação gratuita.
Envie os seus dados e receba conteúdos sobre importação e exportação.
Todos os direitos reservados ©IB Solutions 2024
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |
Fale conosco pelo WhatsApp