Análise de produtos e concorrentes na importação
Mudança da Era de Informação
O mundo dos negócios atualmente se transforma ao mesmo passo que as tecnologias se desenvolvem. Os gestores tomam decisões baseadas no feeling, em meio a um ambiente de incertezas. Nesse ambiente, as mudanças são rápidas e constantes, e as empresas devem estar preparadas para oportunidades e ameaças. Por isso, É cada vez mais relevante ter dados dos concorrentes, pois hoje, a concorrência é global.
Alguns fatores determinantes na estratégia de negócios são:
- Necessidade de comprar melhor
- Redução de custo
- Aumento da margem de lucro
- Tomada de decisão
- Estar na frente
- Análise de tendências
Por isso, a IBSolutions acredita que ter informação sobre o mercado, seus produtos e seus concorrentes é essencial.
Como costumamos falar aos nossos parceiros e clientes, importação trata-se de movimentação de mercadorias, mas também de documento e informação. Sem a informação certa, na hora certa, o importador será privado de tomar as melhores decisões.
E infelizmente em nosso segmento, temos a tendência de segurar o conhecimento, ao invés compartilhá-lo.
Informação é ganho de poder!
O próprio lema da IBSolutions “Compartilhando conhecimento e gerando competitividade por meio do comércio internacional” demonstra o quanto valorizamos o acesso às informações corretas.
As informações sobre mercados, produtos específicos e concorrentes se tornam essenciais na tomada de decisões estratégicas na empresa.
É claro que o modelo atual que uma empresa segue pode estar trazendo bons resultados. Entretanto, sempre é necessário buscar alternativas e oportunidades. Devemos nos perguntar sempre: Há como melhorar aquilo que já está dando certo?
A questão é… Hoje a empresa já importa direta ou indiretamente. Mas poderia ser melhor? Sempre orientamos nossos clientes a se fazerem as seguintes perguntas:
- Será que compramos bem hoje?
- O que o concorrente está fazendo?
- Será que o fornecedor atual pratica melhores preços para outros clientes?
Assim, fica mais evidente quais são as necessidades e os problemas que os empresários enfrentam diariamente, e traçar uma estratégia para superá-los.
No nosso serviço de Análise de Produtos e Concorrentes na Importação, desenvolvemos uma metodologia que nos dá uma visão macro do segmento, identificando assim oportunidades e ameaças.
Nossa Metodologia
A Análise de Produtos e Concorrentes na Importação é dividida em 3 etapas essenciais, sendo elas: alinhamento de necessidade de informações, definição de parâmetros de pesquisa e por fim o levantamento as informações.
Primeiramente, realizamos um alinhamento de necessidade de informação, e também de expectativas quanto aos nossos relatórios. É importante que saibamos quais são as necessidades da empresa antes de iniciar o projeto.
Por isso, buscamos conhecer o que é necessário saber sobre:
- Produto;
- Concorrente;
- Mercado;
- Segmento;
- Classificação fiscal (NCM).
Em segundo lugar, definimos junto ao nosso cliente e à nossa equipe parâmetros para a pesquisa, para garantir que a informação que será fornecida atenda às expectativas do cliente.
Trabalhamos em:
- Período em mês, trimestre, semestre ou ano;
- País fornecedor e/ou comprador;
- Modal logístico;
- Família de produto e/ou classificação fiscal.
E por fim, a última etapa é o levantamento das informações e a entrega do projeto. Contamos com bases múltiplas de informação para fazer o cruzamento de dados e filtro de informações de acordo com parâmetros definidos. Finalmente, entrega-se a Análise de Produtos e Concorrentes.
Como nossos clientes têm usado essas informações
Nossos relatórios estratégicos tem o objetivo de facilitar as decisões da empresa e ajudar a traçar um planejamento com base em fatos.
Para que você entenda melhor como funciona, confira os resultados e como são usados por nossos clientes:
- Concorrentes: Comparativo de preços e produtos comprados, estratégias logísticas e tributárias fiscais utilizadas
- Fornecedores: Acompanhamento das condições de preços oferecidas aos concorrentes nacionais e internacionais.
- Mercado, Commodities/Licitação: Balizamento de preços.
- Licença de Importação: Acesso a valores mínimos para deferimento dos pedidos de importação.
- Classificação fiscal e descrição: Apoio para definição de classificação fiscal e descrição do produto a ser importado.
O que você encontrará na Análise
A Análise de Produtos e Concorrentes na Importação se baseia no levantamento de informações estratégicas das operações de compra internacional de seus concorrentes. A análise engloba as seguintes frentes:
- Tributária: classificação fiscal utilizada e local de desembaraço como ferramenta estratégica para redução de custos com ICMS;
- Logística: configuração de embarque (Quantidade, Peso Líquido e Valor FOB total do embarque);
- Estratégia logística e desembaraço: local de desembaraço e modal logístico utilizado, além de frequência de embarques da mesma origem;
- Custos logísticos: frete e seguro internacional;
- Produtos: descrição detalhadas das mercadorias e valor FOB unitário;
- Comercialização: indicação dos países de origem e aquisição dos produtos dos concorrentes.
Próximos passos
A Análise de Produtos e Concorrentes na Importação permite conhecer seus principais concorrentes e estratégias, pontos fortes e pontos fracos. Ao dispor de informação competitiva, você terá conhecimento sistematizado do mercado que pretende atuar no exterior, tomando decisões mais assertivas e eficazes para o planejamento de exportação e importação.
Com a Análise de Produtos e Concorrentes na Importação, você pode facilitar seu trabalho. A IBSolutions pode te auxiliar a encurtar caminhos, diminuindo o tempo e custos para desenvolvimento de novos projetos.
E quais são os próximos passos?
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