Análise de concorrentes e mercados externos
Importar e exportar passou a ser uma atividade essencial para as empresas brasileiras, uma vez que a análise de concorrentes e mercados externos é muito importante!
Ficar “sentado” no mercado interno esperando por resultados diferentes sem mudar os ingredientes, não resolverá os problemas enfrentados pelas empresas brasileiras.
A importação e exportação literalmente abrem as portas para o mundo. Ignorar essa verdade é provavelmente o decreto de morte de seu negócio.
Iniciar as operações no comércio internacional, a partir da análise dos movimentos de seus concorrentes é um bom ponto de partida, já que podemos aprender com os erros e acertos deles.
Mas porque a análise de concorrentes e mercados externos é necessária antes de importar?
A análise de concorrência reúne muito mais do que informações dos seus concorrentes. Ela é uma fonte de oportunidades que farão com que você conquiste mais marketshare.
Para começar a análise de concorrentes e mercados externos na Importação, a pesquisa deve buscar responder as seguintes perguntas:
- Quais são os produtos importados pelos meus concorrentes?
- Quanto importam?
- Qual a porcentagem do aumento da margem de lucro conquistada por eles?
- Quais são os pontos fortes e pontos fracos da minha empresa em relação aos meus concorrentes?
- Quais são as oportunidades comerciais que surgirão para o meu negócio quando o meu projeto de importação for executado?
As respostas são elementos-chave para a construção de uma estratégia que funcionará como um caminho para guiar o seu projeto até os objetivos e metas estabelecidos.
Saiba como nossos clientes têm usado essa informação
A análise estratégica dos movimentos dos concorrentes na exportação e importação funciona muito bem para diferentes produtos e segmentos. Abaixo compartilhamos como nossos clientes têm se beneficiado dessas informações estratégicas.
- Concorrentes: comparativo de preços e produtos comprados, além de custos e estratégias logísticas e fiscais utilizadas;
- Fornecedores: acompanhamento das condições de preços oferecidas aos concorrentes nacionais e internacionais;
- Mercado commodities/licitação: balizamento de preços;
- Licença de Importação: acesso a valores mínimos para deferimento dos pedidos de importação;
- Classificação fiscal e descrição do produto: apoio para definição de classificação fiscal e descrição do produto a ser importado.
Para onde exportar e de onde importar?
De acordo com o programa do governo Aprendendo a Exportar, a pesquisa de mercado é um estudo que tem como objetivo determinar as perspectivas de venda do produto no mercado externo e indicar a maneira de se obter os melhores resultados.
Busca revelar se o produto poderá ser vendido a um preço razoável e em quantidade satisfatória. Também permite analisar os mercados que oferecem melhores perspectivas, os padrões de qualidade exigidos pelo mercado importador e o tempo necessário para se alcançar o nível ideal de vendas.
Outros manuais indicam que a empresa deve começar a exportar para aqueles países de língua espanhola ou que estejam mais próximos do Brasil. Além disso, estimulam as empresas a procurarem os maiores mercados compradores do mundo com Estados Unidos e Europa.
Já quando pensamos em importação, logo vem a China em nossa mente, como potencial país fornecedor. Entretanto, nem sempre os países asiáticos oferecerão as melhores condições comerciais.
Exportação: critérios para seleção de mercados
- Mercados para os quais seus concorrentes já exportam: verifique o histórico de exportação dos concorrentes e escolha aqueles mercados que apresentam maior taxa de crescimento ou o maior percentual de participação nas exportações brasileiras;
- Maiores mercados compradores do mundo do produto específico: com base na classificação fiscal de seu produto, é possível fazer um levantamento detalhado dos maiores mercados importadores do mundo. Adicionalmente é possível identificar quais são os outros países que exportam para esses mercados e quais são os preços praticados;
- Países com os quais o Brasil possui acordos comerciais: apesar do Brasil não possuir muitos acordos comerciais, o fato de termos a opção de exportação com a utilização de certificado de origem, pode gerar um ganho para o importador que terá redução do imposto de importação para produtos brasileiros. A redução do imposto de importação em muitos casos chega a 100% (preferência tarifária);
- Países que contam com ações comerciais do governo brasileiro: através da Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e Secom (Setor de Promoção Comercial), o governo brasileiro oferece apoio aos exportadores brasileiros. São oferecidas informações estratégicas de cada mercado com indicação de potenciais importadores, além do apoio na negociação comercial e participação de feiras e eventos internacionais;
- Banco de dados privados: pesquisa em banco de dados privados que trazem o histórico das operações comerciais com terceiros países. Destaque para a identificação dos importadores atuais com detalhamento do volume importado, preços praticados entre outras informações.
Importação: critérios para seleção de fornecedores
- Mercados dos quais os concorrentes já importam: verifique o histórico de importação dos concorrentes e escolha aqueles mercados que apresentam maior taxa de crescimento ou o maior percentual de participação nas importações brasileiras;
- Maiores mercados fornecedores: com base na classificação fiscal de seu produto, é possível fazer um levantamento detalhado dos maiores mercados fornecedores do mundo;
- Países com os quais o país possui acordo comercial: apesar do Brasil não possuir muitos acordos comerciais, o fato de termos a opção de importação com a utilização de certificado de origem, pode gerar uma redução considerável do imposto de importação e por consequência do IPI e ICMS;
- Países que os governos estrangeiros oferecem ações de promoção comercial de exportação: países como Taiwan e Tailândia possuem uma estrutura no Brasil para promover seus exportadores. Esses escritórios comerciais dos governos estrangeiros funcionam como um facilitador na identificação e negociação de potenciais fornecedores;
- Banco de dados privados: pesquisa em banco de dados privados que trazem o histórico das operações comerciais com terceiros países. Destaque para a identificação dos fornecedores atuais com detalhamento do volume exportado, preços praticados entre outras informações.
Há várias outras formas para desenvolver clientes e fornecedores no exterior. Independentemente do meio escolhido, o importante é que o processo seja feito com toda segurança para que as transações comerciais posteriores transcorram de forma tranquila.
Conselho do especialista: o mercado sempre está falando. A questão é: você está ouvindo? Independentemente por onde vai começar a importar ou exportar, apenas dê o primeiro passe. Comece a respirar comércio internacional e esteja preparado para as oportunidades grandiosas que estão por vir.
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