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A análise da concorrencia na importação e exportação

A análise da concorrência na importação

A análise da concorrência na importação é uma ferramenta que ajuda o empresário a ter relevância no mercado cada vez mais competitivo. Descubra como fazê-la!

Você já ouviu falar na análise da concorrência na importação? É uma forma de conhecer seus concorrentes no mercado, e muito útil na importação. Ainda assim, muitos empresários não fazem este processo e acabam perdendo competitividade no cenário de negócios.

Muito se fala do quão o mercado atual é competitivo e cheio de desafios que renovam-se diariamente. Para ganharem destaque, as empresas vêm tentando inovar na prospecção, abordagem e atendimento, e assim, conquistarem a atenção e preferência do público-alvo.

Por esta razão, tão importante quanto conhecermos o produto/serviço que estamos ofertando e as necessidade do mercado, devemos estudar a concorrência para enxergamos oportunidades que nos coloquem um passo à frente dela.

Por onde começar?

Primeiro passo: conheça as suas próprias características. Reconheça seus pontos fortes e fracos.

Segundo passo: liste as empresas concorrentes que possuem características semelhantes ou idênticas comparadas com a sua. Pontue características fortes e fracas de cada empresa que listar. Atente-se ao preço ofertado, pontos de venda, pós-venda, a forma como a marca comunica-se com os clientes e etc.

Terceiro passo: desenvolva uma estratégia para manter-se um passo à frente da concorrência.

A grande vantagem para quem elabora a análise da concorrência na importação é a capacidade de enxergar oportunidades para diferenciar-se do mercado e assim conquistar o destaque e o sucesso desejado.

Esta análise segue um raciocínio conhecido há séculos pelo ser humano.

O general e estrategista de guerra Sun Tzu dizia que para alçarmos o objetivo almejado, devíamos conhecer o nosso adversário tanto quanto nós mesmos. Alterando pouquíssimas palavras para trazer um pensamento do general até os dias de hoje, teremos algo parecido com o seguinte trecho:

“Se você conhece o seu concorrente e o seu próprio negócio, não temerá os desafios do mercado. Se você conhece o seu negócio, mas não o concorrente, para cada objetivo conquistado, terá perdido antes uma oportunidade. Se você não conhece o seu próprio negócio e muito menos o seu concorrente, perderá todas as lutas no mercado.”

Só assim, como previa Sun Tzu, competiríamos sem temer os desafios e garantiríamos a prosperidade dos nossos negócios.

 

Quem deve fazer uma análise da concorrência na importação?

Quem deve fazer análise da concorrencia

A análise da concorrência na importação é uma ferramenta estratégica utilizada por aqueles que já atuam e por quem ainda irá inserir-se no mercado. As informações estratégicas na importação são uma ferramenta de extrema relevância para determinar a competitividade do negócio.

  • Importadores ativos;
  • Empresas que pretendem iniciar na importação.

Que tipo de informações devem ser levantadas nessa análise?

Em análise da concorrência na importação relacionadas ao comércio internacional, importadores buscam por informações como, por exemplo:

  • Configurações dos embarques – peso e frequência;
  • Valores FOB total e unitário (valor da mercadoria);
  • Quantidades;
  • Classificação fiscal utilizada;
  • Descrição das mercadorias;
  • Modais logísticos utilizados;
  • Locais de desembaraço;
  • Origem;
  • Unidades de medida.
 

Por meio da análise desses dados é possível buscar oportunidades e se auto avaliar, tendo em vista a identificação de falhas e melhores estratégias para o escoamento das mercadorias.

Nesse sentido, as estatísticas brasileiras de comércio exterior são publicadas com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento de estudos de mercado, bem como a formulação de políticas e análises setoriais.

Por que o governo brasileiro divulga dados estatísticos de importação?

Por que o governo brasileiro divulga...

No geral, o maior interesse, por parte do governo brasileiro, em divulgar tais informações é de conformar tais dados como ferramenta para acompanhar e combater às práticas de concorrência desleal e de identificar os indícios de sonegação fiscal ou até mesmo da ocorrência de infrações relacionadas ao uso indevido das classificações fiscais, à origem ou ao valor aduaneiro das mercadorias.

Assim, é possível acompanhar, por meio das informações de entrada de mercadorias importadas no Brasil, se as empresas estão utilizando classificações fiscais indevidas para, por exemplo, utilizar tributações mais baixas ou fugir de tratamentos administrativos mais criteriosos. Outro aspecto, é referente ao valor das mercadorias, por meio de tais informações é possível conferir se os preços praticados estão dentro das margens do mercado.

Adicionalmente, se for identificado que infrações ou irregularidades foram realizadas e que deram abertura para crime contra a ordem tributária, que causaram lesão aos cofres públicos ou que caracterizaram como prática de concorrência desleal, é possível prestar tais informações a Coordenação-Geral de Administração Aduaneira (Coana) para que a operação seja analisada e averiguada.

Como seu concorrente pode te ajudar na importação

Você sabia que em muitos casos, a melhor fonte de informação estratégica sobre importação é o seu concorrente no mercado interno?

Saber exatamente quais produtos e de quais mercados seu concorrente importa é a principal vantagem da análise da concorrência na importação.

Tão importante quanto olhar para dentro do próprio negócio é saber como seu concorrente atua.

As informações dos concorrentes na importação te ajudarão a ter as seguintes ações:

  • Analise desde quando seu concorrente importa e qual é o volume importado. Identifique tendências – aumento ou redução do volume importado;
  • Compare a posição como maiores importadores entre sua empresa e seu concorrente;
  • Descubra de quais mercados seu concorrente está importando e volumes importados. Faça um comparativo com os mercados que sua empresa importa;
  • Descubra os produtos que o concorrente está importando. Faça um comparativo com os seus produtos importados;
  • Saiba em detalhes as informações sobre a importação dos produtos de sua empresa a partir da classificação fiscal.

A análise da concorrência na importação permite conhecer seus principais concorrentes e estratégias, pontos fortes e pontos fracos e dispor de informação competitiva que proporcionará um conhecimento mais sistematizado do mercado importador, tomando decisões mais assertivas e eficazes para o planejamento de importação.

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