A importância da escolha do transporte rodoviário para suas importações e exportações é o tema que será tratado nesse post.
Muitos importadores ignoram esse tema tão importante, pois é um serviço que começa e termina uma importação.
Por isso, resolvemos compartilhar um pouco de nossas experiências e trazer alguns pontos de reflexão para um melhor desempenho da cadeia logística internacional.
Nesse post trataremos dos seguintes pontos:
Entende-se como transporte rodoviário em uma importação e exportação aquele realizado entre o local do exportador e o (aero) porto de origem e o transporte realizado do (aero) porto de destino até o local do importador.
Note que não se trata do frete principal que normalmente é identificado como o frete internacional. No modal marítimo o frete principal é aquele realizado pelo navio entre o porto de embarque e desembarque e no modal aéreo entre o aeroporto de origem e de destino.
Sendo assim, podemos dizer que o frete rodoviário em uma importação e exportação é de apoio às pontas da cadeia logística internacional.
Sua contratação é normalmente feita por meio do agente de cargas para o frete de coleta na origem e diretamente com transportadora aqui no Brasil para o frete de coleta no (aero) porto.
Costumamos dizer que uma importação é feita de mercadorias, documentos e informações. Nesse sentido, cada elo logístico que compõem a cadeia logística internacional tem uma responsabilidade muito grande ao lidar com esses três aspectos.
Não se faz necessário dizer o quão importante é ter um bom prestador de serviço logístico que passa a ser seus olhos, boca e ouvidos em etapas da logística onde você não atuará presencialmente.
Os prestadores se serviço na cadeia logística têm responsabilidade direta quanto a (ao):
Vemos todos os dias os elos logísticos em guerra um com os outros, terceirizando responsabilidades pelo mau serviço prestado.
Outra grande confusão tem sido criada com a ideia do one stop shop, onde em um único lugar todos os serviços logísticos são contratados. A pergunta é: como cobrar desempenho de cada elo, se as partes agora são identificadas como uma única?
Que tal contratar cada elo logístico pela sua excelência?
Mas a realidade é que os gestores de comércio exterior não conhecem a fundo as operações de importação e exportação e acabam por contratar pacotes de serviços, terceirizando assim, inclusive as tomadas de decisões e ações corretivas de melhoria.
Portanto, tenha muito zelo na escolha do parceiro logístico, principalmente no que diz respeito à transportadora rodoviária que terá acesso à sua carga.
A sigla LTL vem do inglês less than truckload que significa menos de um caminhão fechado, ou seja, o tipo de carga transportada nessa modalidade não ocupa toda a capacidade de um caminhão.
Essa sigla tornou-se uma modalidade de frete rodoviário, principalmente para cargas marítimas LCL (carga compartilhada entre vários importadores), para o serviço de transporte do porto ao local do importador oferecido por armazém ou agente de carga.
Como todo serviço logístico há seus prós e contras.
Como vantagens do frete LTL podemos citar:
As principais desvantagens de um frete LTL são:
Note que as desvantagens do frete LTL superam as vantagens.
Toda transportadora pode fazer o frete rodoviário de importação e exportação, desde que não envolva frete de remoção, que é quando se movimenta mercadoria do (aero) porto para um Porto Seco com pagamentos suspensos na importação ou quando se dá início de trânsito com liberação das mercadorias de exportação em um Porto Seco.
Inclusive, o próprio importador e exportador pode usar sua frota própria (caso tenha) para fazer a coleta das mercadorias no (aero) porto e levar até o local designado.
A grande questão está no fato que as coletas em portos e aeroportos têm suas particularidades quanto às condições do veículo e aos prazos de carregamento. Muitas vezes, até mesmo transportadoras não estão acostumadas a ficarem tanto tempo aguardando a coleta e isso pode trazer uma cobrança excessiva ao importador.
O frete rodoviário de cruze de fronteira é aquele realizado entre países com limite territorial. É o frete rodoviário internacional que envolve a coleta de mercadoria em um país e a entrega em outro.
Para esse tipo de transporte é necessário que a transportadora seja cadastrada nos órgãos competentes.
Ao andarmos nas rodovias do Brasil, principalmente com rotas que levam a países como Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia, podemos ver caminhões com placas e bandeiras de outros países. Esses veículos são os que têm a autorização para cruzar as fronteiras com mercadorias importadas e exportadas.
Nesses casos, um mesmo veículo pode vir coletar a mercadoria no local do importador ou utilizar de frete rodoviário de apoio para levar a mercadoria até o local de consolidação das cargas.
Sim. O importador e exportador tendo caminhão próprio pode transportas suas importações e exportações. Mas alguns pontos devem ser levados em consideração:
Normalmente o exportador e importador não sabem fazer o custo exato da utilização do veículo próprio e acredita que está tendo um ganho. Recomendamos que o assunto seja tratado de forma mais profunda e estratégica.
Os maiores erros na contratação do frete rodoviário de importação e exportação são:
As melhores dicas para melhor contratação do frete rodoviário de importação e exportação que podemos dar são:
Essas são algumas medidas que visam dar um melhor desempenho aos seus processos de importação e exportação.
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