Nesse post abordaremos um tema muito importante que é a contratação de um frete marítimo internacional de importação.
Indicaremos as taxas adicionais, a forma de cobrança, daremos dicas e apontaremos muitos outros pontos importantes sobre esse tema. Isso pelo motivo do frete internacional ser um dos custos mais relevantes de uma importação e por fazer parte da base de pagamento dos impostos incidentes na importação.
Fizemos esse material pois de forma geral, o importador desconhece toda a dinâmica que envolve a contratação de um frete internacional e principalmente o que define seu custo final, prazos e segurança na operação.
O frete marítimo internacional é a movimentação feira entre o porto de origem e o porto de destino. Configura-se como o frete principal em uma operação de importação.
Além dele, pode haver os fretes rodoviários de apoio na origem (do local do importador até o local de embarque) e no destino (do local de desembaraço ao local do importador)
O frete marítimo internacional normalmente é um serviço oferecido por Companhias Marítimas ou Agentes de Carga, localizados no Brasil ou no exterior.
Para fins de comparativo, a Companhia Marítima é a dona do navio e doa contêineres. Por outro lado, o agente de carga é a empresa que compra o frete da Companhia Marmita (por ter mais poder de barganha) e vende para o importador.
Há basicamente dois tipos de frete internacional, sendo LCL e FCL.
O FCL é quando o importador contrata um container fechado, ou seja, paga um frete inteiro se um container, independentemente se irá utilizar a capacidade total em termos de peso e volume.
No FCL podem ser utilizados diferentes equipamentos (container) como o dry que é o container mais comum, o refrigerado que movimenta cargas que necessitam de refrigeração e o flat rack que são plataformas para produtos com excesso de largura ou altura.
O LCL é o frete fracionado ou parcial. É quando uma carga não é suficiente para fechar um container por ter pouco peso ou volume. Nessa situação, o importador pagará pela proporção do peso ou volume que a carga tomará do container.
O frete internacional é mencionando em um documento chamado Conhecimento de Transporte Marítimo ou BL (Bill of Lading).
Além do valor do frete, são mencionados dados da carga como peso, volume, NCM e taxas.
Abaixo segue exemplo de BL.
O frete internacional é representado por um valor fixo por unidade (container) no caso do FCL ou por peso e volume no caso do LCL.
Adicionalmente, são cobradas taxas na origem e no destino atreladas ao frete marítimo internacional.
As principais taxas são:
Em casos excepcionais são cobrados valores adicionais para cargas pesadas e perigosas.
O AFRMM destina-se a atender aos encargos da intervenção da União no apoio ao desenvolvimento da marinha mercante e da indústria de construção e reparação naval brasileiras, e constitui fonte básica do Fundo da Marinha Mercante (FMM).
O fato gerador do AFRMM é o início efetivo da operação de descarregamento da embarcação em porto brasileiro, a qual pode ser proveniente do exterior, em navegação de longo curso ou de portos brasileiros, em navegação de cabotagem ou em navegação fluvial e lacustre.
De acordo com a Lei 14.301, as novas alíquotas do AFRMM são as seguintes:
Forma de cobrança
O frete marítimo internacional de importação pode ser contratado e pago tanto na origem quanto no destino. Tudo vai depender do que foi acordado entre exportador, importador e agente de cagas.
Os termos Prepaid ou Collect têm a ver com o momento e local de pagamento do frete internacional. Nesse sentido, temos:
Frete Prepaid ou Pré-Pago: implica no recolhimento do frete na origem (mas nem sempre), imediatamente após o embarque. Não tem uma relação direta com os Incoterms.
Frete Collect: implica no recolhimento do freteno destino, após chegada das mercadorias no Brasil. Poderá também ser usado também o termo Freight as Per Agreement (frete conforme acordo) ao invés de mencionar o valor do frete no BL.
O frete internacional tem variado muito ao longo dos últimos anos. Como referência, podemos citar, que antes da pandemia, contratava-se um container por menos de 2 mil dólares, ao passo que durante a pandemia, a contratação do mesmo equipamento passou a ser pelo valor acima de 15 mil dólares.
Como dito anteriormente, o frete internacional faz parte da base de pagamentos de impostos e isso faz com que o aumento do seu valor tenho um impacto negativo no custo final de importação, por aumentar diretamente o valor dos impostos.
Como referência, podemos utilizar a seguinte tabela:
| China | USA | Europa |
Frete LCL | USD 5,00 | USD 70,00 | USD 35,00 |
Frete FCL 20 | USD 1.600,00 | USD 2.000,00 | USD 2.100,00 |
Frete FCL 40 | USD 1.900,00 | USD 2.400,00 | USD 2.600,00 |
Os valores poderão variar muito ao longo dos meses do ano e principalmente nos períodos de picos de carregamento de safras de produtos agrícolas no Brasil e no mundo, fazendo com que os equipamentos (contêineres) fiquem mais escassos e por consequência, mais caros.
Um frete marítimo internacional normalmente é contratado por meio de um agente de cargas. Em alguns casos, pode haver a contratação diretamente com a Cia Marítima, mas isso funciona principalmente para os grandes importadores e exportadores.
Nós do Grupo IB, sugerimos que a gestão de contratação e de desempenho dos prestadores de serviço no frete marítimo internacional seja feita, de acordo com os critérios abaixo:
E por fim vem a questão dos valores contratados do frete e taxas. Não que não seja importante, mas uma vez alinhado os demais pontos, você terá um valor justo contratado para o nível de serviço que necessita e quer para o seu frete marítimo internacional.
Como faz base do cálculo dos impostos, o frete internacional é um dos fatores mais importantes de um custo de importação. O seu efeito é direto no resultado positivo ou negativo de uma importação.
Para fins de exemplo, vamos usar o cálculo de uma importação hipotética, focando apenas no valor do frete e impostos. Para isso, temos:
Valor de mercadoria: US$ 20.000,00
Valor do seguro: 0,29% do CFR (FOB + Frete Internacional)
Capatazias: R$ 1.000,00
Situação 1 – Valor do frete: US$ 1.500,00
Despesa/custo |
R$ |
USD |
% Valor FOB |
||||||||||
Valor FOB: |
R$ 106.000,00 |
USD 20.000,00 |
|
||||||||||
Frete (estimado): |
R$ 7.950,00 |
USD 1.500,00 |
7,50% |
||||||||||
Seguro (estimado): |
R$ 341,28 |
USD 64,39 |
0,32% |
||||||||||
Capatazias: |
R$ 1.000,00 |
USD 188,68 |
0,94% |
||||||||||
Valor Aduaneiro |
R$ 115.291,28 |
USD 21.753,07 |
8,77% |
Impostos |
|||||||||||||
II |
14,00% |
R$ 16.140,78 |
USD 3.045,43 |
15,23% |
|||||||||
IPI |
5,00% |
R$ 6.571,60 |
USD 1.239,93 |
6,20% |
|||||||||
PIS |
2,10% |
R$ 2.421,12 |
USD 456,81 |
2,28% |
|||||||||
COFINS |
10,65% |
R$ 12.278,52 |
USD 2.316,70 |
11,58% |
|||||||||
ICMS |
18,00% |
R$ 35.596,25 |
USD 6.716,27 |
33,58% |
|||||||||
Total |
R$ 73.008,27 |
USD 13.775,15 |
68,88% |
Situação 2 – Valor do frete: US$ 1.800,00 (aumento de US$ 300,00 ou de R$ 1.500,00 com o dólar a 5 por 1)
Despesa/custo |
R$ |
USD |
% Valor FOB |
||||||||||
Valor FOB: |
R$ 106.000,00 |
USD 20.000,00 |
|
||||||||||
Frete (estimado): |
R$ 7.950,00 |
USD 1.500,00 |
9,00% |
||||||||||
Seguro (estimado): |
R$ 346,04 |
USD 65,29 |
0,33% |
||||||||||
Capatazias: |
R$ 1.000,00 |
USD 188,68 |
0,94% |
||||||||||
Valor Aduaneiro |
R$ 116.886,04 |
USD 22.053,97 |
10,27% |
Impostos |
|||||||||||||
II |
14,00% |
R$ 16.364,05 |
USD 3.087,56 |
15,23% |
|||||||||
IPI |
5,00% |
R$ 6.662,50 |
USD 1.257,08 |
6,20% |
|||||||||
PIS |
2,10% |
R$ 2.454,61 |
USD 463,13 |
2,28% |
|||||||||
COFINS |
10,65% |
R$ 12.448,36 |
USD 2.348,75 |
11,58% |
|||||||||
ICMS |
18,00% |
R$ 36.088,01 |
USD 6.809,06 |
33,58% |
|||||||||
Total |
R$ 74.017,53 |
USD 13.965,57 |
69,83% |
Conclusão
Portanto, a real diferença será de R$ 2.604,02 (R$ 1.594,76 do frete e seguro + R$ 1.009,26 dos impostos)
O grande erro na contratação do frete marítimo internacional de importação é o foco somente no valor do frete, esquecendo das demais variáveis envolvidas. Gostaríamos de alertar as empresas brasileiras para os seguintes pontos:
Não seja seduzido somente pelo valor do frete internacional. Examine criteriosamente todos os pontos acima antes de contratar esse serviço.
Atualmente há muitas empresas que têm oferecido um único serviço que engloba:
Há prós e contras nessa operação, como em todos na importação.
Normalmente empresas com grandes volumes de importação têm preferido a contratação do sérvio completo, já que não consegue ter um efetivo para a coordenação interna de todos os processos.
Outras empresas menores, acabam contratando serviço a serviço, conseguindo melhorar ainda mais o nível de serviço e reduzir custos, mas demandará uma atenção e esforço adicional.
A melhor escolha dependerá do momento das suas importações e de seu perfil de gestor.
Como Grupo IB podemos ajudar tanto no estudo da competitividade do seu frete internacional, quanto na estruturação do seu departamento de importação para uma melhor gestão da contratação dos serviços de importação.
Adicionalmente temos no Grupo, a IBL que é o nosso braço logístico e que poderá te oferecer pacotes ou serviços individualizados, de acordo com o que te atender melhor.
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