5 passos para fazer um planejamento

5 passos pra fazer um planejamento de importação eficiente

Comprar produtos no exterior é uma estratégia que pode levar a resultados extraordinários para as empresas e para que isso aconteça, um bom planejamento é necessário para seguir de norte. Por isso, pensamos em 5 passos para fazer um planejamento de importação eficiente.

A importação é a compra de matérias-primas, produtos intermediários ou acabados de empresas localizadas no exterior.

A grande diferença da importação para a compra no mercado nacional é que ela amplia o leque de opções de compra, além de dar acesso a tecnologias não existentes no Brasil.

O objetivo principal da importação é buscar elos da cadeia de produção mais eficientes. Por isso, é essencial compreender as várias etapas e envolver diversos departamentos na empresa, planejando para que a importação seja aplicada de forma eficaz.

Para se ter uma ideia, só em 2021 mais de 50 mil empresas brasileiras importaram diretamente. Apesar de ser um número ainda tímido, comparado ao universo de empresas que temos no Brasil, dá para dizer que as empresas brasileiras já utilizam a importação como uma prática no seu dia a dia.

Entretanto, vale ressaltar que sem uma estratégia para um planejamento de importação eficiente, o caminho é mais longo para se alcançar os resultados. É através do planejamento que se pode desenhar as melhores estratégias e definir os objetivos a serem alcançados.

Pensando nisso, preparamos um passo a passo que vai te ajudar a fazer um planejamento estratégico para a importação.

Vantagens do planejamento de importação eficiente

Passo a passo para fazer um planejamento

As importações são famosas por suas complexidades, que envolvem, além de investimento, maior tempo de operação e uma legislação mais complexa.

E é nesse ponto que o planejamento de importação entra, facilitando as ações e indicando os caminhos a serem seguidos.

Como vimos, o planejamento na importação é fundamental por permitir traçar exatamente o que se deseja e como alcançar.

Dessa maneira, além de garantir que os resultados serão alcançados, o planejamento também tem outras 3 vantagens que se destacam.

 

1. Melhor definição das necessidades da empresa

Uma das grandes vantagens do planejamento na importação é a definição dos produtos a serem importados. Isso garante que os recursos financeiros sejam direcionados exatamente para os produtos que tragam maior resultado

 

2. Analisar os resultados

Outra grande vantagem é que o planejamento na importação permite o acompanhamento das ações e análises dos resultados. Pois, como todas as atividades e objetivos são descritos nesse planejamento, fica mais fácil acompanhar os resultados.

Sendo assim, ainda é possível fazer alterações caso os resultados não estejam como esperados.

 

3. Redução de custos

A tão esperada Redução de Custo é mais uma vantagem do planejamento na importação. Isso porque, ao traçar ações certeiras e objetivos claros será muito mais fácil ter bons resultados.

E, como sabemos, o mercado de importação tem um grande potencial econômico a ser explorado, basta fazer as escolhas certas em termos de parceiros e produtos a serem trabalhados.

Passo a passo para fazer um planejamento de importação eficiente

Vantagens do planejamento

1. Defina os objetivos

Pode parecer repetitivo, mas o primeiro passo do planejamento de importação é definir os objetivos. De forma clara, escolha o que sua empresa quer atingir e em quanto tempo.

Se você não souber o que se deseja, será impossível traçar o caminho.

 

2. Estude os concorrentes e mercados fornecedores

Tendo os objetivos estabelecidos, é hora de analisar os concorrentes e mercados fornecedores. Isso porque é impossível ser competitivo ou eficiente sem saber com quem se está concorrendo.

 

3. Escolha as melhores práticas de importação

Na importação, existem diversas práticas que podem ser aplicadas em sua empresa. Mas é no planejamento que de acordo com os objetivos será possível definir as práticas que os alcancem.

As práticas devem ser voltadas para aumentar o controle e flexibilidade de suas operações.

 

4. Coloque tudo em prática

Depois de seguir esses passos, chegamos na etapa mais importante: colocar em prática. Nada adianta fazer um planejamento de importação se não é executado.

É por isso que definir objetivos e traçar ações é tão importante. Um fator considerável é também ter uma equipe capacitada que possa trabalhar com você nessas ações da melhor forma.

Porque o fundamental é ter informações que levam às ações a serem realizas e que causem impactos positivos o setor de compras da empresa. Vale recorrer a cursos, materiais e dicas que vão capacitar a equipe responsável pela importação.

 

5. Monitore os resultados

Este é o ponto essencial do planejamento de importação: o acompanhamento dos resultados.

Sem esse monitoramento será impossível avaliar se as estratégias estão sendo eficazes ou se precisam de alterações.

Lembre-se de ter em mente que um planejamento não é estático, é uma ferramenta que vai direcionar. Então, não fique tão preso a ele. Caso alguma ação não esteja apresentando os resultados esperados, faça as alterações necessárias.

É interessante utilizar os Indicadores de Desempenho (KPI) para que você realize esse acompanhamento. Essas métricas possibilitam uma avaliação mais precisa da evolução das ações.

Aproveite as oportunidades com a importação

O mercado externo é rico em desafios e oportunidades. Essa riqueza se reflete inclusive na movimentação econômica do mundo, que movimenta trilhões de dólares por ano.

São as novas demandas dos consumidores e a necessidade de redução de custo e aumento de competitividade que movimento o setor de importação. Dessa forma, há um cenário de muito potencial que precisa ser explorado pelas empresas brasileiras.

Como vimos, a importação se mostra uma excelente ferramenta para se sobressair no mercado competitivo atual. Isso porque ela possibilita aumentar o leque de produtos, assim como aumentar as vendas por dar acesso a produtos mais competitivos.

Então, é hora de aproveitar as oportunidades com a nova conjuntura econômica brasileira e mundial fazendo um planejamento de importação. Seguindo o passo a passo que mostramos será muito mais fácil traçar as diretrizes para o crescimento do seu negócio.

A tomada de decisão na importação em tempos de crises

Os processos de tomadas de decisão são constantes no dia a dia organizacional e a todo o momento as pessoas estão sendo colocadas em uma situação em que é necessário analisar, investigar, optar e agir frente às poucas ou às muitas opções que lhes são fornecidas para decidir.

A tomada de decisão na importação envolve o melhor entendimento da complexidade de fatores adicionais quando comparado a compras no mercado interno e quanto maior for o entendimento do gestor sobre esses assuntos, melhor será a sua decisão.

Tendo como premissa que os processos de importação são processos decisórios, toda equipe de importação experiente sabe que grande parte de seu trabalho é ocupado por um processo diário de tomada de decisões e, portanto, deve ser potencializado por meio de acesso a recursos não tangíveis como informação e conhecimento.

Tal conhecimento e experiência da equipe de importação, juntamente com uma visão estratégica da empresa importadora leva a ações na busca de oportunidades em tempo de crise, considerando o melhor uso possível dos bens escassos como: pessoas, tempo e capital.

Pense, aja e conquiste em tempo de crise

Conselho do especialista: se você sabe o que tem de ser feito, apenas dê o primeiro passo e faça. Na importação acontece assim também. Comece a respirar importação e aproveite esse universo de oportunidades.

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