Muitas pessoas físicas começam importando para seu consumo próprio, mas com o tempo e o aumento das compras internacionais, aparece a oportunidade de transformar em um negócio próprio e não sabe como funciona o processo de importação.
Nesse momento, várias dúvidas vêm à cabeça do empreendedor, tais como:
Enfim, é uma infinidade de perguntas que devem ser respondidas antes de dar o próximo passo. Por isso é essencial que você busque informações, garantindo que tenha o conhecimento necessário em cada passo do processo de importação.
Nesse artigo daremos 10 dicas e indicaremos um caminho para o processo de importação.
A formalização da importação é um processo que demanda cuidados especiais por parte das empresas e pessoas físicas. Baseado em nossa experiência de atendimento à empreendedores, ao longo da última década, destacamos 10 passos essenciais para o sucesso de suas importações.
Nesse estágio inicial de seu negócio, é muito importante dedicar tempo ao planejamento para que a execução ocorra de forma mais natural e faça a formalização da importação.
A empresa reúne as condições para solicitação do Radar como estrutura física e capacidade econômica? Para importações formais com revenda, a empresa deverá estruturar-se para que possa conseguir a habilitação para a importação, isto é, obter todos os requisitos para a solicitação do o Radar.
Atualmente a Receita Federal quer saber se a empresa importadora possui liquidez, que basicamente é traduzido em dinheiro em caixa e banco. Esse já é um primeiro filtro para as empresas que querem importar.
Para fazer a escolha do que importar é necessário verificar se o produto a ser importado já é comercializado no Brasil. Estude os concorrentes e verifique se o produto se diferencia pelo preço ou qualidade. Questione-se se o fato de haver poucos vendedores do produto no mercado interno, é pelo motivo de haver barreiras ou se você está diante de uma grande oportunidade de negócio.
Dê preferência para explorar produtos que se encaixem nos canais de venda e de distribuição que você já conhece. Converse com o mercado sobre as necessidades atuais. Pode ser que aquilo que o concorrente está trazendo, já não esteja mais no melhor momento para importar.
Tenha ciência de que a formalização da importação a curto prazo muitas vezes não traz o lucro esperado para a empresa, pois ela ainda não reúne as condições ideais de demanda e mercado consumidor.
A maioria dos importadores começaram pequenos. Não despreze os pequenos começos, porém nunca deixe de pensar grande.
Projete cenários de curto (1 ano), médio (de 1 a 3 anos) e de longo prazo (acima de 5 anos). Faça uma análise SWOT – Pontos fracos e fortes; oportunidades e ameaças.
Desenvolver parcerias é compartilhar informações para que ambos os lados possam trazer à negociação, levando a condições comerciais adequadas que vão além apenas da operação de compra e venda.
Não podemos esquecer que estamos inseridos em um grande mercado consumidor, apesar de todas as nossas dificuldades. Explore melhor a sua demanda e o seu poder de barganha.
Diferentes produtos com diferentes configurações de embarque (quantidade, peso, medida, origem e destino), resultam em uma grande variação dos custos de importação. Faça simulações de custos antes de importar, levando em consideração diferentes cenários de embarque (quantidade) e de variação de moeda (dólar).
Nesse ponto é muito importante que você conte com a ajuda de alguém que tenha competência em custo de importação. Tão importante quanto saber o que você na importação, é também saber o que não fazer, ou seja, quais caminhos não seguir, para que custos extras sejam gerados.
Temos um conceito muito interessante que é o lote econômico que é a quantidade adequada para a importação. Isso não quer dizer o menor custo de importação, pois temos que levar em consideração também o capital financeiro que a empresa importadora está disposta a investir na importação. Assim, o cenário de custo de importação deve indicar a quantidade mais adequada para importar, de acordo com o financeiro disponível.
Certifique-se de o produto a ser importado não necessita de certificação, licença de importação e até mesmo cadastro do fornecedor e importador nos órgãos competentes como Ministério da Agricultura, Anvisa e Inmetro.
Note que essas ações adicionais podem ser vistas como uma barreira ou oportunidade. Barreira, pois dependendo do custo e prazo para cumprimento dessas exigências adicionais, o negócio pode ficar inviável. Por outro lado, uma vez superada essa etapa, passará a ser uma barreira de proteção contra novos entrantes no mercado deverão passar pelo mesmo processo de investimento e tempo.
Busque o maior número possível de informação antes de importar. Transforme o conhecimento adquirido em rotinas e procedimentos dentro da sua empresa. Conte com a ajuda de profissionais da área.
Você pode começar com aquele profissional que já está há algum tempo na sua empresa e que tem a vontade de aprender e que aceita desafios. A questão do idioma pode ser uma barreira, mas não é uma questão essencial para o sucesso ou não da importação.
Não esqueça que a importação é uma compra internacional e como tal, envolve as mesmas dinâmicas do mercado nacional.
O desenvolvimento de parcerias com prestadores de serviço, ao longo da cadeia de logística internacional, será essencial para que você tenha um custo final de importação mais competitivo. Busque indicações de empresas que já importam e que tenham referências comerciais.
O importador basicamente terá contato com elos logísticos, tais como: agente de carga (empresa que vende o espaço nos navios e aviões), transportadora nacional, banco, despachante aduaneiro, seguradora, armazém, empresa de fumigação, empresa de inspeção, entre outros.
Crie ferramentas de controle para mensurar as várias fases do projeto de importação. Sempre busque opções logísticas para que possa ter maior flexibilidade nos embarques de importação. Atualize-se com as novidades sobre comércio exterior e busque utilizar as ferramentas que são criadas para melhor fluxo das importações e trabalhe dentro nas regras vigentes.
Crie indicadores de desempenho como: custo, prazo, qualidade e ausência de discrepância documental e na documentação. Sempre há a oportunidade de melhoria nos processos de importação. Em outras palavras não caia na armadilha de que faço dessa maneira, pois sempre foi feito assim. Busque sempre as melhores prática do mercado.
A importação é uma atividade para aqueles que persistem e acreditam em seu negócio. Não desanime com a burocracia, custos e dificuldades. Busque criar opções e soluções para os problemas do dia a dia.
Se é difícil para você, muito provavelmente será difícil para sua concorrência também. A importação é um campo aberto pronto para ser plantado. Colherá aqueles que persistirem no plantio.
Mantenha o pensamento de médio de longo prazo. Os resultados com a importação direta irão te surpreender.
Imprima o seu estilo, confiança e perseverança. Não se assuste com o novo universo da importação. Comece a respirar a importação. Não pague para que o conhecimento fique fora da sua empresa. Aprenda com cada etapa do processo de importação.
Questione, aja e conquiste.
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